Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Café Filosófico a 22 de Fevereiro: o digital e o lagarto

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de fevereiro

08:50 7 Fevereiro, 2025 12:16 5 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Era uma vez um tempo longínquo em que quando precisava de transferir dinheiro me dirigia ao banco, aguardava pacientemente numa fila e, quando finalmente chegava a minha vez, um funcionário ou funcionária de carne e osso atendia-me. Era então necessário explicar minuciosamente o que se pretendia e, com mais ou menos boa vontade, o procedimento lá seguia o seu curso. Agora transferimos dinheiro e pagamos todo o tipo de contas não apenas na comodidade das nossas casas e sem depender de outrem, mas também de qualquer lugar do munto, basta-nos para isso ter um computador ou um smartphone e ligação à internet. O IRS é praticamente automático pois as facturas ficam registadas no Portal das Finanças, agendamos as consultas do Centro de Saúde com um click no teclado e, do mesmo modo, podemos pagar as nossas contribuições na Segurança Social Directa, ou comprar um bilhete de avião.

Porém, nem tudo são rosas… O que é que acontece quando o sistema falha a meio de uma transacção? Que sentimos quando estamos sem saber se o dinheiro chegou ao seu destino, se já saiu da nossa conta ou, pior ainda, verificamos que saiu, mas não chegou a nenhum lado e está algures no meio, um meio intangível e ilocalizável? Dependendo da quantia e do tempo que dura esta indeterminação o desespero pode grassar.

Às vezes, andamos à procura de um documento importante, mas ele encontra-se nesse algo a que chamam “nuvem”, mas que nem sempre está acessível. E se a tal da “nuvem” se dissipa ou evapora com o sol forte de um outro sistema qualquer?

MARIA JOÃO NEVES
Doutorada em Filosofia Contemporânea, investigadora da Universidade Nova de Lisboa
Às vezes o computador e o smartphone aparecem-me como utensílios perigosos que desconfio habitados por algum génio maligno que tudo faz para prejudicar as minhas iniciativas

No preciso momento em que escrevo este artigo, encontro-me num país do continente africano. Trouxe comigo o computador portátil e uma pen drive com um duplicado de ficheiros já para o caso de algo falhar. Enfim, tentei tomar todas as precauções, mas de pouco serviu. Preciso de entregar este artigo à redacção do jornal daqui a dois dias e preciso também de enviar a confirmação de realização dos Cafés Filosóficos aos meus grupos de gmail, o português com mais de duzentos contactos e o inglês com quase cem. Ora, quando quero compor o email, por alguma razão o gmail já não vai buscar os contactos automaticamente e é impossível colocá-los um a um. Já perdi a conta das horas que gastei a perguntar na internet como se resolve este problema e também já perdi a conta dos vídeos de ajuda do youtube que visualizei e tentei aplicar sem obter resultados. Enfim, não poderei comunicar com estes grupos e isso pode prejudicar o encontro presencial do Café Filosófico de Janeiro.

Esta possibilidade de, a cada momento, algo poder correr mal e não se ser capaz de identificar o que se passa, nem dispor das capacidades adequadas para resolver o problema coloca-me num estado de alerta constante. Por outro lado, para questões mais complexas, o ter de recorrer a outrem mais dotado que eu para intermediar entre mim e a máquina é uma humilhação.

Esta humilhação não é pequena, antes se espraia por diversos ângulos e sentires. Quando o problema parece de pouca monta a quem nos auxilia surge logo o sorriso, entre o perplexo e o sarcástico: “O quê? Então não sabes fazer isto? Mas se é tão simples!” Estes desabafos de impaciência podem também vir acompanhados de alguns rótulos tais como “analfabetismo digital” ou “analfabetismo funcional” ou outro analfabetismo qualquer, em variações de condescendência e reprovação. Dificilmente quem nos ajuda acredita que realmente não somos capazes, pensa que se trata de preguiça, falta de vontade de aprender ou simplesmente desleixo.

Às vezes eu desejaria que o computador fosse apenas e só uma máquina de escrever sofisticada. Mas a transição para o digital parece imparável. Nela o governo português investiu 22% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ultrapassando o limiar de 20% exigido pela União Europeia, concentrando-se nas seguintes áreas: “capacitação e inclusão digital das pessoas através da educação, formação em competências digitais e promoção da literacia digital, transformação digital do sector empresarial e digitalização do Estado.”

Confesso que me encontro entre esses cuja transição para um mundo cada vez mais digital se vive de forma penosa. A sua indispensabilidade no quotidiano coloca-me, a todo o momento, diante da minha inépcia e desadequação. A única certeza de que disponho é a de saber que a qualquer momento irá surgir um obstáculo intransponível e que pode não haver alguém – mais inteligente, melhor adaptado ou digitalmente alfabetizado – que tenha a paciência e ou o tempo para me salvar do apuro.

Por outro lado, com o digital cada vez mais presente nas nossas vidas passaremos, quer queiramos ou não, mais tempo em frente dos ecrãs. O artigo “Como o uso excessivo das telas afecta o cérebro” publicado pela National Geographic a 24 de Fevereiro de 2023 refere os seguintes malefícios:

– Alteração do ritmo circadiano: em vez de seguir o ritmo natural noite/dia ou escuridão/luz o nosso cérebro pode ficar completamente confundido com a exposição aos ecrãs luminosos dos telefones, computadores ou televisão. Isto pode causar distúrbios do sono e até contribuir para outro tipo de patologias como a obesidade ou a depressão.

– Dessensibilização do sistema de recompensa: os jogos electrónicos e as redes sociais podem fazer com que as crianças fiquem viciadas na dopamina (neurotransmissor que gera uma sensação de bem-estar). Contudo, quando estes circuitos de recompensa são utilizados em excesso tornam-se menos responsivos e é necessária uma carga de estímulo cada vez maior para desencadear prazer.

– Impacto no desenvolvimento cognitivo: verificou-se o aumento de distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais em adolescentes e jovens adultos. A atenção e a concentração, diminuem e aumentou o risco da doença de Alzheimer.

Às vezes o computador e o smartphone aparecem-me como utensílios perigosos que desconfio habitados por algum génio maligno que tudo faz para prejudicar as minhas iniciativas. Talvez eu sofra de tecnofobia. Além do desagradável que é viver assim, há um outro ângulo desta questão que me preocupa: o estado de alerta constante, este sobressalto que activa o cérebro reptiliano.

De a cordo com a Teoria do Cérebro Trino do neurocientista Paul MacLean este órgão encontra-se dividido em três unidades funcionais: o cérebro reptiliano, comum aos répteis, que está equipado para a sobrevivência, sendo o responsável pelas sensações primárias como a fome, a sede, ou o medo; o cérebro emocional que partilhamos com a maioria dos mamíferos; e o cérebro racional, aquele que melhor nos diferencia, por sermos capazes de pensar abstractamente e de inventar.

Ora a minha desadequação face ao digital faz com que eu viva em permanente estado de alerta, com medo e em sobressalto. Estou constantemente a activar o meu cérebro reptiliano. Além da ansiedade que isto provoca, estarei em riscos de me converter em lagarto?

Café Filosófico: o digital e o lagarto

22 de Fevereiro 2025 | Casa Álvaro de Campos | Tavira

16:30 Português | 6:30 pm English

Inscrições / To book: [email protected]

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Quando a Hipocrisia se transforma em Hecatombe

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei

19:30 16 Junho, 2026 15:53 16 Junho, 2026 | João Luís

Quem tem 20 anos de descontos pode cumprir o prazo mínimo para pedir a pensão de velhice, mas a idade de acesso tem regras próprias

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve Cultura

Lídia Jorge celebra aniversário em Querença com música e literatura

07:16 17 Junho, 2026 07:16 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escritora algarvia estará na Fundação Manuel Viegas Guerreiro a 20 de junho para assinalar mais um ano de vida

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve

Bombeiros de Albufeira vão receber quatro novas viaturas de combate a incêndios

07:00 17 Junho, 2026 06:54 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia vai investir 912 mil euros na compra de quatro viaturas de combate a incêndios para os bombeiros

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Conheça a ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

17:00 16 Junho, 2026 16:26 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Fatores como a arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Vozinha. Crédito DR
Desporto Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:46 16 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica frente a Espanha no Mundial

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei

19:30 16 Junho, 2026 15:53 16 Junho, 2026 | João Luís

Quem tem 20 anos de descontos pode cumprir o prazo mínimo para pedir a pensão de velhice, mas a idade de acesso tem regras próprias

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve, Cultura

Lídia Jorge celebra aniversário em Querença com música e literatura

07:16 17 Junho, 2026 07:16 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escritora algarvia estará na Fundação Manuel Viegas Guerreiro a 20 de junho para assinalar mais um ano de vida

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve

Bombeiros de Albufeira vão receber quatro novas viaturas de combate a incêndios

07:00 17 Junho, 2026 06:54 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia vai investir 912 mil euros na compra de quatro viaturas de combate a incêndios para os bombeiros

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Conheça a ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

17:00 16 Junho, 2026 16:26 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Fatores como a arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Vozinha. Crédito DR
Desporto, Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:46 16 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica frente a Espanha no Mundial

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Últimas Notícias

  • Lídia Jorge celebra aniversário em Querença com música e literatura
    Lídia Jorge celebra aniversário em Querença com música e literatura
  • Bombeiros de Albufeira vão receber quatro novas viaturas de combate a incêndios
    Bombeiros de Albufeira vão receber quatro novas viaturas de combate a incêndios
  • Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira
    Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira
  • “Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão
    “Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão
  • Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia
    Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia
  • Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei
    Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
  • Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
    Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
  • Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
    Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal