Com o aproximar do verão, as temperaturas ficam mais elevadas e com isso, vários condutores ficam sem saber se podem conduzir com chinelos, ou em tronco nu, sem serem alvo de coimas.
Condutores proibidos de conduzir de chinelos ou em tronco nu?
Não. A GNR considera que tudo isso são mitos urbanos que se repetem todos os verões.
A PSP afirma o mesmo: “o Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução”
O Código da Estrada não fala sobre não se poder conduzir de chinelos ou em tronco nu. Há, no entanto, uma questão a ter em atenção: o calçado e o vestuário não podem constituir um entrave para uma condução segura.
Segurança na condução
Alguns chinelos possuem solas grossas e largas que podem fazer com que, exemplificando, pise em simultâneo dois pedais. Pode ainda acontecer que o próprio calçado fique preso no acelerador, não permitindo que o condutor trave. A segurança rodoviária fica em risco quando estas situações ocorrem. As autoridades apelam ao bom senso. Use calçado confortável e adequado à condução, quer seja sapatos, botas ou chinelos.
Quanto a conduzir em tronco nu, a questão, contudo, prende-se com o cinto de segurança. Se não o usar, pode ser alvo de coima, esteja ou não completamente vestido, dado que pode estar a colocar-se em risco ao conduzir em tronco nu e tiver que realizar uma travagem mais repentina ou, inclusive, se tiver um acidente. O risco de lesão é maior porque o cinto pode ferir o tronco que está em contacto direto com a pele.