A organização Earth Species Project está a desenvolver uma IA (inteligência artificial) que seja capaz de conversar com cães, gatos ou qualquer outro animal. Para a entidade, a ideia é descodificar diferentes formas de comunicação, algo que poderá revolucionar a forma como interagimos com os animais à nossa volta.
Cientistas descobriram recentemente que os chimpanzés têm a sua própria linguagem, com o uso de uma estrutura parecida a frases. Foi aqui que surgiu a ideia de aproveitar esta descoberta para utilizar a IA e descobrir na realidade o que os animais estão a dizer em dado momento.
A IA pode ser a resposta através da elaboração de modelos de linguagem para descobrir aquilo que vários animais estão a dizer ou a sentir.
“A IA pode construir poderosas representações semânticas de linguagem para desbloquear a comunicação com outras espécies”, revela a Earth Species Project. Para isso, o grupo está a criar bancos de dados unificados, acústicos e multimodais que podem ajudar a ‘traduzir’ a comunicação animal para humanos.
Os cientistas, na prática, criam algoritmos para representar palavras e “medem” a distância multidimensional entre o que significam. Exemplificando: a palavra “nadador” está tão próxima de “homem” quanto “nadadora” está de “mulher”.
O problema pode-se colocar no facto de, na maioria das vezes, no caso dos animais de estimação, como são “adoptados” pelos humanos de nascença ou quase nascença passam portanto pouco tempo com elementos da sua espécie pelo que não aprendem tanto a “linguagem”.
Pode ser sempre possível, no entanto, perceber se um animal tem fome, sede, ou se está com medo ou nervoso, através da IA, num futuro próximo.
A missão de fazer com que humanos “conversem” diretamente com os seus animais de estimação, por exemplo, não vai ser tão simples. A razão prende-se com o facto dos animais não usarem apenas vocalizações para comunicarem, mas também gestos corporais. Ultrapassado esse “obstáculo”, conversar com o seu gato ou cão pode ser possível num futuro próximo à medida que essa IA avançar.