Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Chama-se Discord, a rede social utilizada pelo jovem que planeou o ataque à Faculdade de Ciências

No Discord, João utilizava a alcunha “PsychoticNerd#6116”. Afinal, o que é e para que serve esta aplicação?

14:04 12 Fevereiro, 2022 11:50 22 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Discord é uma aplicação gratuita que permite aos utilizadores falarem por telefone, vídeo ou mensagem. Foi criado em 2015 com o intuito de reunir jogadores e de acolher comunidades de gamers, para que os utilizadores pudessem ir conversando enquanto jogavam. “O Discord foi criado para resolver um grande problema: como comunicar com amigos ao redor do mundo para jogar jogos online”, explica a rede social na sua página oficial.

À medida que começou a ganhar cada vez mais utilizadores, o Discord evoluiu e deixou de ser usado apenas no universo do gaming. Podem ser criados grupos ou comunidades sobre qualquer tópico – qualquer mesmo. “Um espaço onde todos podem encontrar a sua tribo” é o mote da app. De acordo com a própria empresa, mais de 100 milhões de pessoas usam o Discord.

Com a plataforma a crescer a um ritmo tão rápido, começaram a surgir problemas relacionados com a segurança e com a forma como as pessoas utilizavam a aplicação. Cerca de dois anos após o seu lançamento, a rede social começou a registar comportamentos hostis e abusivos dentro de chats, desde assédio e pornografia infantil, a conversas sobre bombardeamentos e atentados.

Foi no Discord que João revelou o seu plano de levar a cabo um assassinato em massa no Bloco 3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, usando facas, uma besta e explosivos fabricados por si para matar e incendiar estudantes e as instalações universitárias. Com a alcunha “PsychotycNerd#6116”, João contou este plano a Sammy, um utilizador americano que, alarmado com a conversa, acabou por avisar o FBI por email no dia 4 de fevereiro.

No Discord, a comunicação é à base de grupos e de convites, tratando-se de um espaço supostamente controlado. No entanto, à medida que a app começou a ganhar popularidade, também se tornou comum alguns utilizadores invadirem grupos, forçando a sua entrada indesejada e publicando conteúdos abusivos, ofensivos e de incitamento ao ódio.

Há chats que existem só para coordenar ataques – os chamados “raids” – a outras comunidades na aplicação que são, muitas vezes, comunidades religiosas ou de LGBT. Outras ‘salas’ existem para doxing: divulgar informação pessoal, como moradas ou números de telefone das vítimas. O Discord tornou-se ainda o lugar de encontro de grupos mais nefastos que começaram a planear ataques a outros sites ou a invadir outros servidores.

A empresa já fez saber que este tipo de ataques e de comportamentos abusivos são contra os seus termos e privacidade, garantindo que são tomadas as medidas necessárias assim que os problemas são reportados. O Discord também aposta nos moderadores para “criar espaços onde as pessoas se sintam seguras” – “são a chave para criar uma comunidade incrível”, segundo a empresa.

Para poderem usar a aplicação, os utilizadores têm de ter pelo menos 13 anos, apesar de não existir um método de verificação. O Discord também não oferece qualquer controlo parental.

A aplicação, desenhada pela Hammer & Chisel, que agora se chama Discord Inc, foi comprada pela Microsoft em por mais de 10 mil milhões de euros em março do ano passado.

João tinha maçaricos, duas latas de gás butano e quatro latas de combustível para o “dia final”
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Desporto Opinião Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal

20:00 23 Junho, 2026 17:17 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um início de julho marcado por tempo seco e estável em Portugal continental

Europe Direct Algarve Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve, Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve, Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Desporto, Opinião, Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal

20:00 23 Junho, 2026 17:17 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um início de julho marcado por tempo seco e estável em Portugal continental

Europe Direct Algarve, Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Últimas Notícias

  • Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim
    Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim
  • Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
    Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
  • “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
    “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
  • Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
    Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
  • Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
    Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal