A Câmara de Lagoa está a realizar, desde o passado mês de Junho, uma campanha de combate à lagarta do pinheiro, colocando cintas adesivas nos pinheiros localizados em zonas públicas e, em particular, nas escolas de ensino básico, pretendendo, assim, contribuir para o controlo da processionária do pinheiro.
A acção é acompanhada por um folheto explicativo, que é enviado aos munícipes junto aos recibos da água, e vai continuar até ao final de Agosto, sendo “complementada com a colocação de ninhos de Chapim nas escolas, pelo facto destas aves incluírem na sua alimentação a lagarta do pinheiro, o que faz com que sejam um dos seus maiores predadores”, explica autarquia lagoense.
A Lagarta do Pinheiro é um insecto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento das mesmas e à sua predisposição a outros agentes secundários, podendo levar à morte.
A Lagarta, a partir do terceiro estádio, no Inverno, possui pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, estes sintomas podem manifestar-se na forma de urticária, irritações nos olhos e dificuldade em respirar.
A praga também afecta os animais domésticos, por isso se tiver um e notar alguma alteração, geralmente na coloração da língua, deve recorrer ao veterinário.