Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Braga bate Portimonense e vai discutir Taça de Portugal de futsal com Sporting

O Portimonense apostou em Divanei na estratégia de ‘cinco para quatro’ a oito minutos do fim, mas voltou a desperdiçar ocasiões e a sucumbir à extrema eficácia do conjunto de Bruno Guimarães, com Allan Guilherme

00:52 28 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Sporting de Braga vai discutir na terça-feira a Taça de Portugal de futsal com o Sporting, após vencer hoje o Portimonense (6-3), numa meia-final disputada sem público no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos.

Os ‘bis’ de Nicolàs Lachaga (sete minutos e 20) e Allan Guilherme (10 e 37), o tento de Hebbert Bolt (cinco) e um autogolo de Caio Júnior (28) confirmaram a terceira aparição no encontro decisivo dos minhotos, finalistas vencidos nas épocas 2006/07 e 2012/13, enquanto Caio Ruiz (22), Divanei (39) e Nuno Miranda (39) reduziram pelos algarvios.

Na final, aprazada para terça-feira, às 21:15, em Matosinhos, o Sporting de Braga vai defrontar o Sporting, que derrotou horas antes o Leões de Porto Salvo (5-1), numa reedição do jogo decisivo da Taça de Portugal 2012/13, vencida pelos lisboetas (7-1).

A versão 2019/20 da ‘prova rainha’ decorreu até aos quartos de final nas vertentes masculina e feminina, mas foi interrompida em meados de março e adiada, devido à pandemia de covid-19, que veio antecipar a conclusão da época no futsal nacional.

O contra-ataque concluído por Hebbert Bolt aos cinco minutos, a passe de Bruno Cintra, sobressaiu num arranque pautado pela maior clarividência nos processos ofensivos minhotos, acompanhada pela letal capacidade de exploração dos erros alheios.

Depois da ameaça de Bruno Cintra, Nicolàs Lachaga aproveitou a descoordenação na formação da barreira e faturou de livre direto aos sete, três minutos antes de Allan Guilherme desviar com a perna um ressalto ao remate inicial travado por Bruno Santos.

O descontrolo emocional baralhou a reação dos pupilos de Pedro Moreira, expostos às transições velozes finalizadas por Allan, Bolt e Bruno Cintra, tendo apenas testado Vítor Hugo através de Caio Ruiz e assistido à chance clamorosa falhada por Caio Júnior.

A desinspiração do Portimonense voltou a ser punida pelo Sporting de Braga a poucos segundos do intervalo, quando o guarda-redes Bruno Santos tocou com a mão na bola fora da área e originou um novo pontapé livre convertido por Nicolàs Lachaga.

Os algarvios ressurgiram na quadra com Gutta na baliza e à procura de diluir diferenças, recuperando fôlego graças ao disparo cruzado de Caio Ruiz aos 22 minutos, que viria a ser dissipado aos 28, num toque traiçoeiro de Caio Júnior sobre o próprio guarda-redes.

O Portimonense apostou em Divanei na estratégia de ‘cinco para quatro’ a oito minutos do fim, mas voltou a desperdiçar ocasiões e a sucumbir à extrema eficácia do conjunto de Bruno Guimarães, com Allan Guilherme a marcar numa baliza deserta aos 37.

O resultado parecia fechado, mas os ‘alvinegros’ responderam à descompressão do Sporting de Braga com dois golos de rajada de Divanei e Nuno Miranda aos 39 minutos e outras tantas oportunidades negadas pelo guarda-redes Vítor Hugo na reta final do jogo.


Declarações


Declarações após o jogo Sporting de Braga-Portimonense (6-3), das meias finais da Taça de Portugal de futsal, disputado hoje no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, em Matosinhos:

– Bruno Guimarães (treinador do Sporting de Braga): “Na primeira parte entrámos com compromisso e o resultado ao intervalo até pecou por escasso. Na segunda parte soubemos sofrer. Estamos com mérito na final e queremos levar a taça para Braga.

Ainda não ganhámos nada, mas estamos preparados para fazer o jogo das nossas vidas. Se escolhia o Sporting na final? Se calhar não. É uma das melhores equipas europeias e do mundo, mas vamos à luta. São 40 minutos e daremos tudo para conquistar a taça”.

– Allan Guilherme (jogador do Sporting de Braga): “Estávamos numa fase não tão boa como o Sporting de Braga merece estar, mas chegámos ao patamar merecido. Trabalhámos bem durante a semana e vamos discutir o troféu.

Se escolhia o Sporting na final? Sim. Será um espetáculo defrontá-los”.

– Pedro Moreira (treinador do Portimonense): “Aconteceu tudo ao contrário do que tínhamos pedido. Dar os parabéns ao Sporting de Braga, que foi a única equipa a querer ganhar o jogo contra um Portimonense que deu uma parte de avanço.

Entrámos a dormir, com jogadores abaixo daquilo que podem e devem fazer e a cometer muitos erros infantis que se pagam caro a este nível. Houve muito demérito nosso na forma como os jogadores não se encontraram nem mostraram o futsal habitual.

Depois parecia matraquilhos. Saiu tudo bem ao Braga, com bolas a ressaltar, autogolos e um árbitro que, quando estávamos a perder 1-0 e o nosso guarda-redes ainda estava a montar a barreira, apitou para marcar o livre. A partir daí perdemos um pouco a cabeça.

Fomos atrás desse erro do árbitro, mas isso não é desculpa. Tentei retificar ao intervalo, reentrámos melhor e fizemos uma segunda parte bastante diferente da primeira, mas não foi suficiente. Já estávamos animicamente em baixo e demos quatro golos de avanço.

A diferença entre as equipas não justificava esta diferença no jogo. O Portimonense tinha de mostrar algo mais, mas acusámos a ansiedade de fazer mais e melhor. Vamos já resolver isso internamente, para não cometer os erros inadmissíveis que vi aqui hoje”.

– Nuno Miranda (jogador do Portimonense): “Todos os jogos têm um grau de dificuldade muito grande a este nível. Tivemos uma primeira parte não muito à nossa imagem, mas na segunda acabámos por evidenciar aquilo que temos feito ao longo do tempo.

Sabíamos que o Sporting de Braga era um adversário fortíssimo. Entrámos um pouco nervosos e eles souberam aproveitar os nossos erros, sobretudo defensivos. Foram fortes nos detalhes e bateram-nos nesse aspeto. Não é por isso que vamos baixar a cabeça.

Foi muito gratificante estarmos nas meias-finais de uma competição disputada por milhares de equipas. Continuaremos a trabalhar para estarmos cá no próximo ano”.


Ficha técnica


Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em Matosinhos

Sporting de Braga – Portimonense, 6-3

Ao intervalo: 4-0

Marcadores:

1-0, Hebbert Bolt, 05 minutos.

2-0, Nicolàs Lachaga, 07.

3-0, Allan Guilherme, 10.

4-0, Nicolàs Lachaga, 20.

4-1, Caio Ruiz, 22.

5-1, Caio Júnior, 28.

6-1, Allan Guilherme, 37.

6-2, Divanei, 39.

6-3, Nuno Miranda, 39.

Equipas:

– Sporting de Braga: Vítor Hugo, Hebbert Bolt, Vítor Hugo Silva, Miguel Ângelo e Bruno Cintra. Jogaram ainda Leandro Costa, Samuel Marques, Nicolàs Lachaga, Gustavo Rodrigues, Ricardo Lopes, Allan Guilherme, Tiago Correia e Fábio Neves.

Treinador: Bruno Guimarães.

– Portimonense: Bruno Santos, Filipinho, Divanei, Deivão e Caio Júnior. Jogaram ainda Gutta, André Rochato, Paulinho, Paulo Rocha, Nuno Miranda, Caio Ruiz e Wendell Pereira.

Treinador: Pedro Moreira.

Árbitros: Mário Silva e Bruno Araújo.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Correia (19) e Bruno Santos (20).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Algarve Economia

Alcoutim transfere 175 mil euros para as juntas de freguesia

18:00 25 Junho, 2026 18:05 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A verba destina-se a infraestruturas, equipamentos e melhoria dos serviços prestados às populações das quatro freguesias de Alcoutim

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Algarve, Economia

Alcoutim transfere 175 mil euros para as juntas de freguesia

18:00 25 Junho, 2026 18:05 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A verba destina-se a infraestruturas, equipamentos e melhoria dos serviços prestados às populações das quatro freguesias de Alcoutim

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve, Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal