Estamos a poucos dias da IV FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve, que terá lugar a 22 e 23 de setembro, em Loulé, este ano com uma área de recinto equivalente a dois campos de futebol, um total de 100 Expositores e mais de 30 atividades e espetáculos gratuitos.
A FAVA é um evento com particularidades inéditas no Algarve que, desde o seu nascimento em 2018, tem procurado apresentar propostas de alimentação ética, bem-estar social, sustentabilidade ambiental e de mobilidade urbana suave.
Para além das tradicionais tasquinhas, foodtrucks e bancas de alimentação e bebidas, bancas de artesanato, vestuário, cosmética, mercearia e outras atividades com propostas de produto e/ou embalamento ecológico, a FAVA 2023 dará palco a várias lojas e marcas de bicicletas, assim como à primeira concentração de utilizadores de bicicletas urbanas e elétricas no dia 23.
Integrada no programa de atividades da Câmara Municipal de Loulé para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade assim como o Dia Europeu Sem Carros, a FAVA recebe ainda o evento do município ParkingDay, cujo objetivo é disponibilizar aos peões, espaços da cidade normalmente ocupados para circulação de carros.
Do programa de atividades para este ano fazem parte aulas de cozinha, mesas redondas com debates de vários temas, oficinas e ações de formação sobre veículos elétricos, aulas de ginásio, yoga e meditação e ainda espetáculos de teatro, circo, dança e atuações musicais. Os mais novos podem contar ainda com jogos manuais, pinturas faciais, pista ciclável e karting elétrico com piloto, visitas ao planetário, capoeira e outras surpresas.
Todos os eventos são gratuitos, mas muitos têm lugares limitados, pelo que a organização recomenda que os interessados façam a inscrição online nas atividades do seu interesse e salienta que haverá benefícios como brindes e participação em sorteios para quem o fizer.
A inscrição e detalhes sobre todas as atividades do programa da FAVA 2023 estão disponíveis no endereço https://benfazer.pt/eventos
A FAVA 2023 está a ser organizada pela Associação Benfazer, novamente com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da iniciativa Loulé Adapta, cuja missão é assinalar e promover as boas práticas de sustentabilidade implementadas no território e todas as ações desenvolvidas no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé.
Este ano, a feira reuniu ainda apoio de marcas como Grand Carob, Decathlon Faro, Celeiro e Leroy Merlin, que tornaram possível a apresentação das condições logísticas necessárias para as aulas de cozinha, a concentração de utilizadores de bicicletas, o sorteio de prémios e oferta de brindes por todos os inscritos nos eventos da feira.
Sobre a entidade organizadora
A FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve e o seu programa de atividades são da responsabilidade da Benfazer, uma Associação algarvia, sem fins lucrativos, constituída pelo mesmo grupo fundador da FAVA, para promover o bem-estar e a sustentabilidade, através de propostas para um estilo de vida mais consciente e ético.
Para mais informação sobre a Benfazer visite o site em https://benfazer.pt
Leia também: Petiscos tradicionais a partir de 2,5€