O Camião da Esperança está a passar, desde sexta-feira, por várias praias do concelho de Albufeira (Santa Eulália, Salgados e Pescadores) e José Carlos Rolo visitou a iniciativa, no sentido de perceber como estava a correr.
O autarca aproveitou ainda para realizar o teste, assim como José Azevedo, presidente da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores. O resultado foi negativo em ambos os casos.
O camião vai estar junto à praia dos Pescadores até à próxima segunda feira, 20 de julho. Os testes são gratuitos com prescrição médica ou pagos no local no caso de não houver prescrição, mediante marcação.
O diretor geral da Globalsport, empresa responsável pela coordenação da iniciativa, explicou que “no fundo, pretendemos transmitir que o Algarve é um destino seguro, está preparado e está tão preocupado que conseguiu ter uma equipa ao longo dos próximos 40 dias a percorrer toda a costa algarvia, a dar apoio às famílias, que sem saírem da praia podem receber informação sobre como proceder em caso de eventuais sintomas”.
Paulo Costa continua, explicando que “se quiserem podem dirigir-se ao camião e realizar o teste serológico, que revela o grau de imunidade, ou seja, diz se a pessoa já esteve em contacto com o vírus, ou em caso de maior preocupação pode efetuar o teste por zaragatoa (de base molecular), que deteta a presença do vírus SARS-CoV-2.”
A iniciativa “tem estado a correr muito bem”, segundo o comunicado do Município de Albufeira, e já foram distribuídos sete mil folhetos informativos; contactadas três mil pessoas, nas praias, restaurantes e nas ruas; realizados 300 testes serológicos e 12 testes por zaragatoa.
O coordenador da iniciativa afirma que estes números são “bom sinal, porque significa que o medo já não está tão presente e as pessoas só recorrem aos testes moleculares se estiverem a sentir-se mal”.
O Camião da Esperança é suportado por uma equipa de 20 profissionais: médicos, biomédicos, enfermeiros e psicólogos. Para além dos testes disponibiliza, também, aconselhamento médico, com encaminhamento para o SNS, sempre que haja qualquer tipo de sintomas.
RELACIONADO:
Camião da Esperança chega a Olhão na próxima semana
Camião da Esperança está no Algarve para realizar testes à covid-19