Já deve ter notado uma pequena alteração nas tampas das bebidas que agora estão presas às garrafas. Será que sabe a razão de tal alteração? Saiba agora neste artigo o porquê dessa alteração com a ajuda do Executive Digest.
Nas embalagens de leite, bebidas vegetais, sumos, ou em garrafas de água ou refrigerantes, as tampas agora apresentam algo parecido a um “cordão umbilical”. Esta medida leva em consideração as preocupações ambientais e visa a criação de produtos com o menor impacto possível no planeta.
A partir de 3 de julho de 2024, conforme estipulado pela Lei de Resíduos em vigor desde o ano passado e pela Diretiva (UE) 2019/904 sobre a redução do impacto de certos produtos plásticos no meio ambiente de 2019, todas as tampas de garrafas ou embalagens de até 3 litros deverão permanecer presas ao restante do recipiente.
O objetivo desta medida, de acordo com a norma da União Europeia (UE), é pretender “garantir que o fecho (a tampa) seja reciclado com o resto da embalagem”. Segundo um relatório técnico do Centro Comum de Investigação da UE, as tampas de garrafas de plástico e as beatas de cigarro estão entre os resíduos mais comuns nas praias europeias.
Essa medida complementa a norma que proíbe a comercialização dos 10 resíduos plásticos descartáveis mais encontrados nas praias europeias. A partir de 3 de julho de 2021, pratos, talheres, palhinhas, palitos de balão e cotonetes de plástico descartáveis não podem ser vendidos nos mercados da UE.
Leia também: Lembra-se de algum? Em 2003 estes eram os melhores restaurantes do Algarve