Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

“Vem aí mais abacates para o Parque Natural da Ria Formosa, em plena Reserva Ecológica Nacional”

A denúncia é feita pelo movimento comunitário “Tavira em Transição” e refere-se à localização num terreno entre Cabanas e Barra do Lacém. E pergunta onde andam as entidades oficiais deste país?

13:20 30 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O movimento comunitário de cidadania activa “Tavira em Transição” denunciou na passada quarta-feira a implementação de uma plantação de abacates num terreno entre Cabanas de Tavira e a Barra do Lacém, uma barra natural que permite a comunicação entre a Ria Formosa e o Oceano Atlântico, e que separa a Península de Cacela (praia da Fábrica) da Ilha de Cabanas.

Segundo avisa o comunicado publicado nas redes sociais, “vem aí mais abacates para o Parque Natural da Ria Formosa, em plena Reserva Ecológica Nacional”.

O movimento lamenta a falta de intervenção das entidades oficiais e pergunta “onde andam o ICNF, a CCDR, a APA, o SEPNA, o IGAMAOT, o Governo deste País, e a Câmara Municipal de Tavira?”.

“Apesar de várias denuncias a todas as autoridades competentes, contestação, intervenção da comunicação social, autos, embargos, ordens de reposição, já foram entretanto lavrados os camalhões, e colocados os tubos de rega”, alerta o movimento que afirma estar “tudo pronto para se plantar mais um exército de abacates”.

O movimento “Tavira em Transição” explica que o terreno em questão está:

Em termos de PDM: “Espaços Naturais e Culturais – Áreas de protecção natural e paisagística; Parque Natural da Ria Formosa; Pré-Parque – Parque Natural da Ria Formosa; Limite da Zona de Protecção; Limite do Parque; Reserva Ecológica Nacional”.

Em termos de REN “está em Faixa de Proteção às Arribas/Falésias”.

E que em termos de outros Programas Especiais de Ordenamento do Território está em: “Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas (POAP); Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura – Vila Real de Santo António (POOC); Sítio de Interesse Comunitário (SIC) da Ria Formosa / Castro Marim; Zona de Protecção Especial (ZPE) da Ria Formosa”.

Por fim, o movimento ironiza a situação com a citação de Hamlet: “Há algo de podre no reino da Dinamarca”, cuja peça de William Shakespeare indicava que “já não se tratava somente de uma vingança contra um crime, mas de algo ainda pior, algo que transgride a natureza humana”.

“Algas verdes que parecem plástico”

Um dos comentários que obteve mais interações no comunicado faz alusão ao resultado da agricultura intensiva no mar.

“Ainda não há tantas algas verdes que parecem plástico depois de secas e que muito pessoal pensa que são algas naturais e que a água do mar é saudável por essas algas estarem ali, pois ‘pobre gente’ que anda muito enganada”, lê-se no comentário.

“Aquelas algas são o resultado da agricultura intensiva sobretudo devido aos nitratos utilizados pelos ‘bravos lavradores’ a quem só interessa o ‘dinheiro fácil’, mas os filhos e netos que se desenrasquem pois o dinheiro não tem cheiro mas o esterco sim”, refere o mesmo.

E segue lamentando ao dizer que “a Europa já fez queixa, mas continua a mandar verbas, e enquanto assim for para quê modificar o sistema… o ser humano sempre precisou de paulada, sem isso não compreende o que é a Lei”.

“Enfim, quando o Algarve acabar em deserto, não sabemos para onde irão os descendentes destes irresponsáveis, tanto privados, como todo o tipo de políticos, municipais, regionais, nacionais”, concluiu dizendo que era “levá-los aos sítios poluídos para limpar à mão todo aquele esterco”.

O que é o movimento Tavira em Transição?

O Tavira em Transição afirma-se como um movimento comunitário de cidadania activa que, “através de princípios pacifistas e ecologistas, promove a transição para um futuro mais sustentável, próspero e responsável da relação do Homem com o Planeta”.

O movimento surgiu em 2011 na localidade de Tavira quando vários cidadãos “sensíveis às mais variadas questões eco-sociais se juntaram para procurar encontrar soluções a problemáticas relacionadas com o clima, com a crise económica, a vida das pessoas ou a proteção e uso sustentável dos recursos naturais”.

O movimento diz destacar-se “pelo seu espírito de união, integração e abundância criativa, assim como pelas suas características multiculturais e intergeracionais, numa dinâmica de ação comunitária e proativa, que ao longo dos anos tem contribuído para alavancar e alcançar várias vitórias ambientais e sociais na região. É o caso das causas “Algarve Livre de Petróleo” e “Cidade Romana de Balsa”, mas também da organização de vários eventos que espoletam o diálogo e a mudança na sociedade civil”.

O movimento Tavira em Transição integra a Transição Portugal, HUB português e a Transition Network.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve Cultura Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve Edição Papel Ensino Tech

Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas

09:00 26 Julho, 2026 08:15 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascida no âmbito da Universidade do Algarve, a Associação Ser Milage é uma das 20 finalistas e apresenta ao prémio um tutor virtual de matemática com IA

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Ciência Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve, Cultura, Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve, Edição Papel, Ensino, Tech

Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas

09:00 26 Julho, 2026 08:15 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascida no âmbito da Universidade do Algarve, a Associação Ser Milage é uma das 20 finalistas e apresenta ao prémio um tutor virtual de matemática com IA

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Ciência, Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento