A PSP procedeu a um incremento do policiamento na cidade de Portimão, por ocasião da realização do festival musical Afro Nation, entre os dias 28 e 30 de junho, que contou com cerca de 45.000 espetadores diariamente.
Esta complexa operação policial, que envolveu diferentes valências da Divisão Policial de Portimão, reforçada pela Unidade Especial de Polícia e uma Equipa de Reação Rápida de Beja, visou essencialmente “garantir a manutenção da ordem pública, a gestão do tráfego rodoviário e a prevenção de atividades criminosas que geram maior sentimento de insegurança à comunidade, na área de responsabilidade da PSP”, explica o Comando Distrital da PSP de Faro em comunicado.
Nesta última vertente, foi relevante a atuação dos polícias de investigação criminal e do visionamento das imagens do sistema de videovigilância, instalado na zona da Praia da Rocha, que permitiu “a detenção de 12 cidadãos pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, tendo sido notificados para apresentação à Autoridade Judiciária”.
Segundo a mesma fonte, foram identificados no festival cinco cidadãos pela venda e/ou posse de óxido de nitroso, sendo levantados os respetivos autos de notícia por contraordenação.
No decorrer do Festival Afro Nation foram apreendidos 804 doses de liamba, 335 doses de cocaína, 63 doses de anfetaminas, 46 doses de haxixe e 1845 euros provenientes do tráfico de estupefacientes.