Portugal atingiu hoje perto 9.000 infeções pelo coronavírus SARS-Cov-2, avançou hoje a ministra da Saúde, estimando que o país vai chegar a “um recorde de número de casos nos próximos dias”
Antecipando os números que serão hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Marta Temido adiantou, em entrevista à TVI que “vamos atingir hoje perto de 9 mil casos” de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.
“É um facto que o número de óbitos continua relativamente controlado, estando embora o país já com excesso de mortalidade face ao valor de referência”, disse a ministra.
Marta Temido deixou ainda novo apelo aos testes. “Os mecanismos de realização de autotestes, teste e PCR são para quando as pessoas têm mesmo de fazer contatos, designadamente quando, no Natal, vão estar com a família e querem estar todos seguros”, disse a ministra, lembrando que a recomendação é evitar os “contatos sociais” que possam ser evitados.
Nos últimos dias, recorde-se, o número diário de contágios tem rondado as quatro a cinco mil infeções, prevendo-se uma subida considerável esta quarta-feira.
Na última semana, os laboratórios genómicos mundiais detetaram cerca de 14 mil novos casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, quatro vezes mais do que na semana anterior, indica um relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao analisar-se estes números, deve ter-se em conta que resultam da soma de análises dos últimos 60 dias e que, portanto, a percentagem real de caso de Ómicron pode ser maior, como nota a agência espanhola Efe.