Tavira já atingiu o nível em Risco Extremamente Elevado de contágio, tendo registado esta terça-feira o maior número de novos casos (97), no concelho, desde o início desta pandemia. Trinta destes novos casos foram registados num lar (25 utentes e 5 funcionários) onde já estava ativo um foco de contágio.
Segundo afirma a presidente da Câmara Ana Paula Martins na página de Facebook do Município, “este registo prende-se com um aumento significativo da testagem atendendo a que, nos últimos dias do ano passado e do início deste, tínhamos assistido a uma diminuição da atividade laboratorial dos laboratórios privados e, consequentemente, da apresentação e comunicação dos resultados dos testes efetuados por estes”.
“Infelizmente, Tavira não é caso isolado e esta situação está a provocar o mesmo efeito noutros concelhos”, diz a autarca, acrescentado que “Tavira, na próxima avaliação do Governo, entrará na lista de concelhos de risco extremamente elevado, com todas as implicações que este nível traz”.
“Mais do que nunca, temos que tudo fazer para travar estes números. Mais do que nunca, não podemos baixar a guarda pois cabe a cada um de nós proteger-se e proteger os outros”, apela Ana Paula Martins.
O concelho de Tavira tem 344 casos ativos, 733 confirmados, 769 pessoas em isolamento profilático, 385 recuperadas e 4 mortes a lamentar.
O concelho de Tavira está classificado como sendo de “Risco Elevado” a partir dos 59 casos, “Risco Muito Elevado” a partir dos 118 e Risco Extremamente Elevado a partir de 236 casos. A 5 de janeiro tinha 385 casos acumulados nos últimos 14 dias (de 23 de dezembro a 5 de janeiro), ou seja, muito acima dos 236 casos por 100 mil habitantes.
O Município de Tavira deverá, por isso, passar para o nível mais elevado de todos: Risco Extremamente Elevado. Até ao Governo atualizar a nova lista de concelhos de risco, o concelho encontra-se em Risco Moderado.
A última avaliação da incidência da covid-19 por município publicado pela DGS, que dizia respeito ao período entre 14 e 27 de dezembro, mostrava Tavira ainda em Risco Elevado com um índice por 100 mil habitantes de 318 casos acumulados, mas o crescimento exponencial de novos casos nos últimos dias fazem Tavira passar para o nível mais elevado de todos, o de Risco Extremamente Elevado.
O aumento de casos de covid-19 em Tavira levou a Autoridade Regional de Saúde a suspender as aulas presenciais do 2º e 3º ciclos e ensino secundário no concelho para travar o contagio.
Ana Paula Martins recorda algumas medidas que podem fazer toda a diferença:
– Use sempre máscara, até mesmo na rua e no local de trabalho. Recorde-se de substituir a máscara, com a frequência necessária;
– Mantenha o distanciamento social, limitando os contactos aos estritamente necessários;
– Evite deslocações desnecessárias e, se as mesmas forem inevitáveis, rentabilize-as programando de forma organizada o tempo e os circuitos que deverá fazer;
– Lave e desinfete frequentemente as mãos, utensílios e espaços de trabalho, não partilhe objetos;
– Em espaços de utilização comum, certifique-se de que os mesmos foram convenientemente desinfetados;
– Sempre que possível, FIQUE EM CASA!
RELACIONADO:
► Dez concelhos do Algarve em risco de se juntarem à lista ‘confinamento parcial’
► Contágios com tendência para aumentar. Dos 417 surtos ativos, 24 estão no Algarve
► COVID: Algarve tem o seu pior dia de sempre e Alentejo o seu segundo pior dia
► NOVO MÁXIMO com mais de 10 mil novos casos em Portugal
► Câmara de Tavira encerra instalações desportivas do concelho
► Aumento “repentino” de casos leva a suspensão de aulas em Tavira
► “Grave situação” da covid-19 em Tavira leva pároco a pedir “responsabilidade” a todos
► Covid-19: Tavira tem 43 infetados de utilizadores de ginásio
► Surto em ginásio e lar de idosos aumenta taxa de covid-19 em Tavira – delegado de saúde