O Delegado de Saúde Coordenador, Carlos André, deixou uma mensagem aos munícipes de Tavira, devido à situação de calamidade pública, provocada pela pandemia de covid-19.
O delegado começa por referir que “não obstante a ligeira diminuição da taxa de incidência de novos casos de infetados do país, mantêm-se números de falecimentos ainda muito elevados, confirmando-se os riscos de novo agravamento da pandemia, em caso de redução das medidas tomadas para lhe fazer face”.
É confirmado em Tavira alguns surtos, “num ginásio e num lar de idosos, [que] vieram aumentar muito a taxa de incidência de covid-19”.
“Até agora os casos aumentaram especialmente à custa de convívios familiares e de amigos, normalmente por incumprimento das normas declaradas aos níveis Nacional, Regional e Local”, salienta Carlos André.
É apontado pelo delegado de saúde que “a falta de distanciamento e de máscara e os agrupamentos de pessoas são as principais causas da contaminação pelo vírus. Solicitamos a contenção das pessoas nesta época de festa e cumprimento das normas referidas”.
SURTO EM LAR DE TAVIRA COM 25 INFETADOS
O Lar de Santa Maria, em Tavira, tem ativo um surto de covid-19 com 25 utentes e um funcionário infetados, divulgou hoje o Centro Social e Paroquial de Santa Maria.
“Os utentes infetados encontram-se isolados dos restantes, nas instalações do Lar de Santa Maria, onde uma equipa dedicada lhes presta cuidados de forma regular, garantindo todo o apoio e tratamento que necessitem”, lê-se num comunicado do centro.
Segundo a instituição, a equipa “segue as indicações prestadas pelo delegado de Saúde de Tavira e conta com o apoio de um médico e um enfermeiro do Serviço Nacional de Saúde”.
O diagnóstico foi conhecido hoje, “pese embora todas as medidas que, desde a primeira hora e logo em março de 2020”, foram tomadas naquela estrutura, lê-se na nota.
Tanto os familiares dos utentes infetados como, posteriormente, dos não infetados já foram contactados pela instituição, que apela às famílias para que “não efetuem chamadas telefónicas para a instituição”.
PORTUGAL COM MAIS 74 MORTES
Portugal ultrapassou hoje 400 mil casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia de covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim da DGS, o país contabiliza hoje mais 74 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.336 novos casos.
O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 2.930 pessoas, menos 37 do que na segunda-feira, das quais 486 em cuidados intensivos, menos 17.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.751 mortes e 400.002 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 65.457, menos 2.850 do que na segunda-feira.
► Covid-19: Tavira tem 43 infetados de utilizadores de ginásio
► Covid-19: Surto em Jardim de Infância em São Brás de Alportel com 14 infetados
► Surto de Covid-19 em lar de Tavira com 25 utentes e um funcionário infetados