“Olá, sou a Constança e gosto de sorrir”, começa assim o texto da família da criança de Lagos que, com pouco mais de um ano, foi diagnosticada com KAT6A, uma síndrome extremamente rara que provoca distúrbios neurodesenvolvimentais e que agora procura apoio através de uma campanha de angariação de fundos para custear um tratamento intensivo.
De acordo com o texto, atualmente há pouco mais de 200 pessoas no mundo com este diagnóstico e “cada situação é única, mas todas elas exigem uma intervenção terapêutica, educativa e médica que implica apoios de várias naturezas, muitas vezes dispendiosas para as famílias”.
“O valor de um [tratamento] intensivo de 2 meses na Clínica CHS em Braga tem um valor de cerca de 10 mil euros” e a mãe revela que Constança já teve oportunidade de realizar dois tratamentos “com a ajuda de muitas pessoas”, o que lhe permitiu começar a gatinhar.
No entanto, a criança, com quase 4 anos, ainda não anda e não fala e o objectivo da família é que possa realizar um terceiro tratamento em abril de 2022, pelo que esperam reunir igual montante através do crowdfunding criado na plataforma GoFundMe.