O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) defendeu este domingo a contratação de mais enfermeiros no INEM para uma resposta mais rápida e qualificada, congratulando-se com a decisão destes profissionais integrarem os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Em comunicado, o SNE refere que a decisão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de passar a integrar enfermeiros nos CODU para desempenharem funções diferenciadas “permitirá salvaguardar a qualidade, rapidez e segurança da resposta do INEM em todas as suas vertentes (via verde coronária, AVC, trauma, sépsis e paragem cardiorrespiratória pré-hospitalar)”.
“A inclusão de enfermeiros nos CODU permitirá uma resposta mais célere e qualificada às emergências, reforçando a capacidade de triagem e encaminhamento adequado das situações urgentes”, lê-se no comunicado.
O SNE lembra, por outro lado, que o próprio sindicato havia já defendido esta medida na mais recente reunião com o conselho diretivo do INEM, em 26 de setembro.
Na altura, segundo o SNE, foi também defendida a constituição de uma direção de enfermagem em articulação com o conselho diretivo do INEM, a abertura de concursos para reforço de enfermeiros e enfermeiros especialistas nas diferentes áreas, serviço de helicópteros de emergência médica e o número e pagamento de horas extraordinárias.
Os CODU e a sua importância
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são unidades operacionais integradas no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em Portugal, responsáveis por atender e gerir chamadas de emergência médica efetuadas através do número europeu de emergência, o 112.
Os CODU têm como principal função avaliar a gravidade de cada situação reportada, coordenar a resposta adequada e ativar os meios de socorro necessários, como ambulâncias, viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) ou helicópteros de emergência médica. Estes centros dispõem de profissionais qualificados, como técnicos de emergência médica, que utilizam protocolos específicos para garantir um atendimento rápido e eficiente, orientando os utentes até à chegada da ajuda no local.
Além disso, os CODU também podem fornecer instruções de suporte básico de vida a quem liga, ajudando a salvar vidas enquanto os meios de socorro estão a caminho. A sua atuação é fundamental para garantir uma resposta célere e eficaz em situações de emergência médica, contribuindo para a proteção e o bem-estar da população.
Leia também: Este perfume da Mercadona já é um sucesso em Espanha por durar 24h e custar apenas 12€