Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
No marisco, o camarão é um dos muito apreciados | Foto DR
No marisco, o camarão é um dos muito apreciados | Foto DR
Saúde, Vida & Lazer

Se gosta de chupar a cabeça do camarão, pare o quanto antes

Marisco, mas sobretudo o camarão, tende a acumular altos níveis de cádmio e hepatopâncreas. Consulte aqui a lista de A a Z do nosso marisco

12:20 15 Outubro, 2023 12:49 29 Novembro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Se é daquelas pessoas que gostam de chupar o interior da cabeça do camarão, pare o quanto antes. A Agência Espanhola do Consumidor, Segurança Alimentar e Nutricional (AECOSAN) diz que este marisco pode parecer algo inofensivo, mas pode fazer mal à saúde.

A razão apresentada prende-se com a cabeça do camarão conter uma quantidade preocupante de cádmio, um metal pesado que é altamente tóxico para os seres humanos.

A Agência Espanhola do Consumidor, Segurança Alimentar e Nutricional deixa o aviso que “a ingestão de cádmio é quatro vezes maior ao consumir a cabeça do camarão em comparação ao abdómen”.

A AECOSAN explica que pode causar uma série de problemas de saúde, pois “tem a capacidade de se acumular no organismo ao longo dos anos, levando a disfunções e insuficiências renais, desmineralização óssea e até mesmo cancro”.

Salienta ainda que o marisco, mas sobretudo o camarão, tende a acumular altos níveis de cádmio, principalmente nas cabeças e hepatopâncreas, uma parte vital do sistema digestivo.

Desde 1993 que a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición) alerta para as consequências deste metal para a saúde. O cádmio pode acumular-se no fígado, rins e até desmineralizar os ossos. E se a exposição for prolongada até pode provocar cancro.

Outro dos pontos negativos do camarão é o seu alto teor de colesterol: por cada 100 gramas de camarão ou gambas tem aproximadamente 200 miligramas desta substância. A dose diária recomendada é inferior a 300 miligramas, daí que seja um valor algo elevado.

MARISCO PORTUGUÊS DE A a Z

O marisco português goza, no entanto, de fama mundial, visto as gélidas águas do Atlântico tornarem os frutos do mar um tanto mais saborosos e apetecíveis.

Do cefalópode ao decápode, do gastrópode ao bivalve, o blogue Amasscook dá a descobrir uma lista exaustiva do marisco português que poderá encontrar de norte a sul de Portugal.

AMÊIJOA-BOA

Ruditapes decussatus

A amêijoa-boa é um pequeno bivalve nativo da nossa costa (ao contrário da invasora vietnamita), com um sabor adocicado muito característico, sendo muito procurada para confeccionar pratos populares como o clássico lisboeta das amêijoas à Bulhão Pato, e também os algarvios xerém de amêijoa (papas de milho) e carne de porco à alentejana (que se crê receita algarvia, e não alentejana).

BERBIGÃO

Cerastoderma edule

O pequenino berbigão é facilmente encontrado enterrado na areia e lama ao longo de estuários e rias. Como é uma espécie muito abundante, é apanhado à mão por mariscadores, que são especialmente visíveis na ria de Aveiro ou na ria Formosa. Apesar de muito saboroso, doce, e com um travo a maresia, é considerado por muitos como o parente pobre da amêijoa-boa. Apesar de o berbigão ser comummente integrado em pratos de marisco complexos, como é o caso da cataplana, o berbigão brilha como artista a solo no arroz de berbigão, no xerém de berbigão (Algarve), ou no berbigão de cebolada (Aveiro).

CARABINEIRO

Aristaeopsis edwardsiana

O carabineiro é um grande camarão, tanto em tamanho como em sabor. Encontrado nas águas mais quentes da costa portuguesa, o sabor incomparavelmente doce e textura delicada do carabineiro tornam-no num (muito procurado) ingrediente de excelência. Para além de o ver em pratos de alta cozinha, poderá encontrá-lo grelhado em marisqueiras, ou transformado em arroz de carabineiro, ou até mesmo numa cataplana.

CAMARÃO-DA-COSTA

Palaemon serratus

O petiz camarão-da-costa é apanhado nas poças intertidais ao longo da costa portuguesa. O seu diminuto tamanho torna-o um pouco complicado de comer (se quiser complicar), mas a sua carne firme e sabor adocicado e levemente iodado compensam o trabalho. Se não quiser estar com muitas coisas, arranque a cabeça e mastigue-o inteiro!

CAVACO or SANTIAGO

Scyllarides latus

O raro cavaco (também lagosta chinelo ou santiago) é um delicioso membro da família das lagostas, com uma carne tenra, sumarenta, e doce. O cavaco é sempre caro, e quando o encontrar na época poderá vê-lo simplesmente cozido ou grelhado lá pelos lados dos Açores, ou num punhado de boas marisqueiras no continente. Existe também a bruxa (também conhecida como cavaco-anão ou santiaguinho), que se trata de uma espécie mais pequena de cavaco (Scyllarus arctus), que é frequentemente comida frita e molhada em maionese em marisqueiras de Cascais e Lisboa.

CHOCO

Sepia officinalis

O choco é um dos mais saborosos cefalópodes que se ponde encontrar nas águas portuguesas. Provavelmente o seu maior impacto no receituário nacional terá sido o choco frito à Setubalense, onde grossas tiras de choco são envolvidas em polme, fritas, e temperadas com limão. Por outro lado, temos sempre o choco grelhado ou frito — que é especialmente bom quando servido com a sua própria tinta (choquinhos fritos com tinta) — arroz de chocos, ou até feijoada de chocos.

CONQUILHA

Donax trunculus

A conquilha é um pequeno bivalve que se encontra em abundância nas praias do Algarve e da costa Alentejana. O seu sabor subtilmente adoçado e marinho torna-as ideias para serem adicionadas a pratos de marisco, mas sem dúvida que a sua representação mais famosa é nas conquilhas à algarvia, onde são rapidamente passadas por azeite com alho, limão e coentros.

CRACA

Megabalanus azoricus

A craca é um bizarro e fascinante exemplo da variedade que existe nos mariscos portugueses. Esta espécie em particular é gigante, e encontra-se nos Açores. Curiosamente, a craca é prima do quase-alienígena percebes, mas que por sua vez forma uma estrutura protectora de carbonato de cálcio que se agarra firmemente à rocha, dificultando a sua apanha. A típica receita açoriana para cracas implica cozer estes cirrípedes em água do mar, juntamente com um pouco de cebola, salsa, alho, e malagueta. Uma dentada numa craca traz-nos um sabor nítido a mar, o que a torna numa especialidade sui generis dos Açores.

GAMBA

Parapenaeus longirostris

A delicada gamba (ou gamba-branca), é um camarão de tamanho médio, e é pescada nas águas profundas da costa portuguesa. A sua carne tem um sabor tão delicado que até se presta a ser comida crua. No entanto, devido ao seu preço mais elevado, é frequentemente trocada pelo mais insípido camarão de aquacultura. Se não fossem as gambas, não tínhamos a sedosa açorda de gambas, e o típico arroz de marisco perderia uma personagem principal.

Marisco, mas sempre com a sazonalidade em mente

De norte a sul, encontrará um diverso cardápio de mariscos favoritos, sempre com a sazonalidade em mente. A questão essencial é saber apreciar tanto a simplicidade de um crustáceo cozido em água-do-mar, até ao exuberante festim que é uma cataplana.

LAPA

Patella aspera & Patella candei gomesii

A lapa é um curioso caracol marinho que se fixa teimosamente às rocha intertidais. Quem diría que este tímido gastropodezinho se tornaria numa das entradas mais conhecidas dos Açores: as lapas grelhadas à moda dos Açores. Podem também ser comidas cruas, salteadas (Afonso de lapas), ou em arroz de lapas.

LAGOSTA

Palinurus elephas

A lagosta é considerada por muitos como a rainha do marisco português, enquanto outros elegem o seu primo lavagante. As águas frias do Atlântico tornam a lagosta portuguesa mais doce do que a do Mediterrâneo, e por isso muito cobiçada. Se quiser degustar as melhores, então vire-se para as lagostas de Peniche e da Ericeira. Não será preciso dizer que as receitas tradicionais mais conhecidas são provenientes de Peniche, tais como a lagosta suada à moda de Peniche ou a sopa de lagosta de Peniche, mas também da Estremadura, na forma de açorda de lagosta.

LAVAGANTE

Homarus gammarus

O lavagante é um dos mais deliciosos mariscos que pode encontrar por estas bandas. Como resultado das águas geladas do Atlântico, a tenra e doce carne do lavagante é um festim para os sentidos. Como tal, o lavagante português é bastante caro, e normalmente aparece à mesa só nas alturas mais especiais. Este crustáceo é tão saboroso que uns minutos de cozedura ou grelha bastam para o fazer brilhar, mas também o encontrará em pratos tradicionais como o incontornável arroz de lavagante.

LINGUEIRÃO or NAVALHAS

Solen marginatus

O lingueirão é um bivalve com um aspecto peculiar: parece uma navalha. Não é de admirar que também seja conhecido por esse nome. O seu aspecto esconde um sabor amanteigado, com traço de nozes, e doçura pronunciada. O lingueirão tem fama redobrada no Algarve, onde é colhido nas margens da ria Formosa. Algumas receitas notáveis incluem o arroz de lingueirão, a sopa de lingueirão, ou o lingueirão grelhado.

LULA

Loligo vulgaris

A lula é um cefalópode bem conhecido, que aparece na cozinha portuguesa em várias formas e feitios. O mais frequente é encontrar a lula grelhada por cima do assador a carvão, ou talvez na forma de lulas cheias (Algarve) que são recheadas com os seus próprios tentáculos, chouriço, presunto, tomate, cebola, e algumas ervas.

MEXILHÃO

Mytilus spp

O mexilhão é omnipresente a toda a costa portuguesa, fixando-se em rochas costeiras ou estuarinas. Ainda assim, os mexilhões que se encontram em Portugal podem ser selvagens ou produzidos em aquaculturas em alto mar. Apesar de aparecerem frequentemente em fartos pratos de marisco como a cataplana, a caldeirada ou a feijoada de marisco, estes bivalves surgem como protagonistas em receitas como mexilhões à moda de Aveiro — mexilhões fritos numa espetada e submersos em molho durante uns dias — ou também os universais mexilhões com molho verde.

NAVALHEIRA

Necora puber

A ágil navalheira é um pequeno caranguejo que habita as pedras e poças intertidais ao longo da costa portuguesa. É um dos caranguejos mais económicos que se podem encontrar nos mercados e marisqueiras, mas isso não a torna menos deleitosa. Regra geral, a confecção fica-se por uma simples cozedura, e está pronta a apreciar. Depois vem a altura de praticar alguma ginástica de mãos — é sabido que comer uma navalheira exige algum trabalho, mas o seu apetecível conteúdo compensa a árdua tarefa.

OSTRA

Crassostrea spp

A ostra é um delicioso bivalve que é proclamado globalmente como um deleite gastronómico. Em Portugal, as ostras de maior qualidade são produzidas na ria Formosa, na ria de Aveiro, e no estuário do Sado. Não ficará surpreendido se lhe dissermos que as ostras nacionais são rapidamente adquiridas por importadores estrangeiros (em particular, os franceses), e vendidas para todo o mundo. Não há dúvidas que provar uma ostra portuguesa, ao par de um belo espumante nacional, é uma experiência que qualquer amante de marisco não esquecerá facilmente. Para quem as prefere cozinhadas, as receitas lisboetas de sopa de ostras ou ostras recheadas não desiludem ninguém.

OURIÇO-DO-MAR

Paracentrotus lividus

O ouriço-do-mar é um equinoderme (o que quer dizer, literalmente, “pele de ouriço”) que pode ser encontrado ao longo da costa portuguesa, com uma grande concentração populacional na Ericeira, Sagres, Viana do Castelo e Sesimbra. A característica mais notável do ouriço-do-mar são as suas corpulentas gónadas cor-de-laranja — às quais os japoneses chamam de uni —  que provadas assim como o mar as deu, fazem um opíparo pitéu.

PERCEBES

Pollicipes pollicipes

Os caricatos percebes são um bizarro e quase extraterrestre crustáceo. São colhidos e consumidos por humanos há milhares de anos, e ainda assim, afiguram-se como um aparente mistério para muitos. Apanhar percebes continua a ser um negócio arriscado, visto que formam magotes em rochedos que são fortemente batidos por ondas. Passado o perigo da apanha, o processo surge com naturalidade. O truque é cozer os percebes, esperar que arrefeçam um pouco, tirar a pele, trincar (desperdiçando a cabeça), e aproveitar o sabor a mar irrepetível, tão refrescante como um mergulho, com um toque de alga, e uma doçura final.

SANTOLA

Maja squinado

A estranha santola tem uma compleição bizarra e espinhosa, e da sua cabeça em forma de coração saem as tantas pernas que a tornam decápode. Este caranguejo migratório é pescado pela costa e alto mar português, incluindo os Açores. A sua carne é frequentemente usada para fazer a chamada santola recheada fria (com a sua carne, ovo, pickles, e condimentos vários) proveniente da Estremadura, ou a afamada santola no carro Vianense (paté com broa, cebola, especiarias, e vinho do Porto).

POLVO

Octopus vulgaris

O polvo é porventura o cefalópode mais importante do cardápio de mariscos portugueses. Esta saborosa criatura octópode é pescada por toda a costa, e rapidamente é posta à venda aos mercados de peixe locais. O polvo precisa de mestria a cozinhar, de forma a conceder-lhe uma textura tenra, mas nunca mole. É fácil extrair-lhe sabor ao assar, grelhar ou até fritar. Encontrará facilmente os clássicos arroz de polvo, polvo à lagareiro, filetes de polvo, ou polvo guisado.

SAPATEIRA

Cancer pagurus

A sapateira é um caranguejo de grandes dimensões, com pinças incrivelmente fortes — não vale a pena entrarmos num braço-de-ferro com ela. Quando está na época, a carne da sapateira é tenra e doce, e a melhor parte costumam ser as carnudas pinças. Em Portugal, encontrará quase invariavelmente a sapateira recheada, ladeada por torradas e pelas suas deliciosas pinças.

Leia também: Conheça os restaurantes algarvios que vão ter a ementa a metade do preço durante 45 dias

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões

17:00 1 Fevereiro, 2026 16:53 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Não conseguindo garantir uma data para que “toda a gente tenha energia”, a E-Redes aponta para uma elevada probabilidade de reposição total até esta data

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões

18:00 1 Fevereiro, 2026 16:16 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há peças que parecem “seguras” em água fria, mas podem ficar mal lavadas e acumular germes e odores

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Algarve Saúde

Hospital Particular do Algarve passa a integrar rede CUF

19:00 30 Janeiro, 2026 18:22 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Após decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência, CUF fecha compra de 75% do capital do Hospital Particular do Algarve

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões

17:00 1 Fevereiro, 2026 16:53 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Não conseguindo garantir uma data para que “toda a gente tenha energia”, a E-Redes aponta para uma elevada probabilidade de reposição total até esta data

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões

18:00 1 Fevereiro, 2026 16:16 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há peças que parecem “seguras” em água fria, mas podem ficar mal lavadas e acumular germes e odores

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Algarve, Saúde

Hospital Particular do Algarve passa a integrar rede CUF

19:00 30 Janeiro, 2026 18:22 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Após decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência, CUF fecha compra de 75% do capital do Hospital Particular do Algarve

Últimas Notícias

  • Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
    Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
  • Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
    Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
  • E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões
    E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões
  • Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’
    Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’
  • Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências
    Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências
  • Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República
    Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal