A “Direitos dos Animais” foi criada para conscientizar as pessoas e orientá-las a denunciar e combater os crimes contra animais, contra o ecossistema e crimes ambientais. Tem página criada em 2012 no Brasil e já tem quase dois milhões de seguidores nas redes sociais.
Sobre os Pugs, Shitzus, Buldogues, , etc, faz um alerta a todos nós: pararmos de alimentar uma indústria cruel.
O texto explicativo avisa, no entanto, que “antes de começar, queremos deixar claro que não temos nada contra o cachorro, cuja própria existência já o traz a condição de vítima”.
E prossegue:
“Porém, vocês precisam parar de comprar Pugs, Buldogues, Shitzus, etc, e alimentar essa indústria.
Independente do criador, a raça Pug, os Shitzus e Buldogues surgiram de deformações intencionais, justamente para os acharmos fofos e pagarmos centenas de euros por cada exemplar.
O formato do nariz traz complicações desde o primeiro dia de vida. São cachorros que roncam, que não tem qualidade de vida nem pra respirar, um verdadeiro sacrifício. Por causa disso, eles não conseguem regular a própria temperatura, os tornando cansados o tempo todo.
Os olhos esbugalhados doem, inflamam e infeccionam em pouco tempo. A coluna e a pata são deformadas, irregulares, e se agravam com o tempo. Eles tem taquicardia e quase sempre doenças na pele.
É um animal, não um boneco de brincar de pet. E esse animal sofre por estar vivo, pois nada que compõe a natureza de um cão feliz é compatível com ele.
Pugs são animais que foram selecionados artificialmente pelo ser humano, oriundos de cruzamentos entre raças bem específicas com a finalidade de acentuar características que nós pré julgamos serem esteticamente bonitas, tais como: formato do focinho, rabo, orelhas e tamanho dos olhos.
NÃO MATE PUGS! APENAS NÃO OS COMPRE E NEM OS REPRODUZA!
Entretanto essa seleção artificial egoísta tem um preço, e quem paga são esses pobres animais que por conta dessas características estéticas sofrem com problemas graves de saúde:
RESPIRAÇÃO
O focinho curto e achatado resulta em narinas pequenas e estreitas, o excesso de tecido nas narinas causam dificuldade de respiração, logo, desmaios são frequentes, além de dificuldade para dormir. Essa situação pode levar à morte súbita do animal.
VÉRTEBRAS E OSSOS
Deformidades ósseas (na coluna e nas patas) são corriqueiras em Pugs, causando dor, dificuldade em caminhar, e até mesmo, perda dos movimentos das patas traseiras.
Isso ocorre em virtude da seleção artificial que visa manter o animal com porte pequeno.
PELE
As inúmeras dobras da pele acumulam muitos fungos podendo causar doenças de pele e alergias.
TEMPERATURA
O nariz achatado dos Pugs é um empecilho pois dificulta a regularização da temperatura corporal desses animais, que nos cachorros é feita pelo nariz.
OLHOS
Em virtude do crânio achatado, Pugs tem olhos esbugalhados, que doem, inflamam e infeccionam. Pugs também tem dificuldade em fechar as pálpebras, o que pode acarretar em olhos secos e úlcera na córnea.
Em suma, ao comprar um Pug para alimentar o seu ego, está a financiar o sofrimento de um pobre animal.”
Fontes:
- Os Pugs têm mais problemas de saúde do que imaginávamos
- Conformational risk factors of brachycephalic obstructive airway syndrome (BOAS) in pugs, French bulldogs, and bulldogs
- High prevalence of gait abnormalities in pugs
- Pugs health problems
Leia também: O seu animal de estimação morreu. Saiba o que tem de informar por lei