A doente ucraniana, internada do Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ) com um “quadro clínico exigente e complexo”, terá alta esta segunda-feira, refere em comunicado o hospital do Porto. A paciente politraumatizada foi internada de urgência há 38 dias, tendo sido seguida por uma equipa multidisciplinar, integrada por especialistas em medicina intensiva, ortopedia, cirurgia vascular e geral.
Durante o internamento, a paciente foi submetida a cirurgias corretoras das lesões “induzidas pelo trauma grave”, de que foi vítima em dezembro último, nomeadamente intervenções de urologia, ortopedia e cirurgia plástica. Viiktoria, de 37 anos, sofreu um atropelamento a 22 de dezembro de 2021, do qual resultaram múltiplas lesões graves, tendo sido inicialmente internada no Hospital de Lviv, na Ucrânia, e posteriormente transportada para a Polónia, no início de março, acompanhada pelas equipas clínicas da ONG Médicos do Mundo.
O CHUSJ avança que a doente recebeu apoio psicológico, bem como a mãe e a filha, que a acompanharam na viagem para o Porto, ajuda que ajudou a criar “um ambiente de enorme tranquilidade, permitindo uma adequada recuperação física e psicológica”. O maior centro hospitalar do Norte do país, refere continuar disponível, no contexto da política nacional e da cooperação internacional, para receber e tratar cidadãos ucranianos, “num espírito de enorme solidariedade” .
Tal como já foi revelado, o CHUSJ disponibiliza cerca de 140 camas para receber doentes ucranianos.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL