Uma manifestação à frente do hospital de Faro foi marcada para este domingo às 17:00. O POSTAL falou com Janete Serrano, uma das organizadoras, e familiar de vítimas de negligência médica, que apela à mobilização de todos os que se sentem solidários com a causa e com a melhoria das condições de saúde das pessoas.
Janete Serrano, uma das organizadoras da manifestação, e que sofreu como mãe e filha, as negligências do hospital de Faro, conta ao POSTAL que a manifestação “vai ser domingo [16 de abril], às 17:00, à frente do hospital de Faro. A título de curiosidade, a irmã da médica Diana, vai estar na manifestação connosco. O ponto de encontro é à frente da Igreja de São Luís, em Faro”.
“Pedimos às pessoas que venham com uma t-shirt preta e que tragam fotos dos ferimentos dos familiares que sofreram negligência no hospital de Faro. Por outro lado, se as pessoas não quiserem expor dessa forma os familiares, podem escrever o nome do familiar numa folha e colocar numa mica transparente pendurada ao pescoço”, apela.
Janete refere que “no domingo a administração não estará no hospital, mas esta manifestação serve para mostrar a eles [administração] o número de pessoas que já sofreram com negligência médica”.
“Não estamos aqui a atacar médicos ou enfermeiros. Muitas vezes, o hospital, não tem as condições adequadas para os profissionais conseguirem realizar o seu trabalho. Já me foi confidenciado por uma enfermeira, que há médicos que chegam a trabalhar 24 horas seguidas, assim é mais provável haver negligência médica e haver ‘pouca paciência’ para lidar com os utentes”, finaliza a organizadora.