O Auditório do Museu de Portimão recebe, no dia 25 de março, pelas 18:00, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “sintomatologia não motora na doença de Parkinson”, destinada a pessoas com Parkinson, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e público em geral.
A sessão será moderada pela neurologista Edmeia Monteiro e terá como oradora a neurologista Rita Simões. Serão abordadas as manifestações não motoras da doença.
A doença de Parkinson é do foro neurológico, sendo crónica, de evolução lenta e progressiva, na qual se perdem os mensageiros químicos produzidos pelo cérebro, responsáveis pelo controlo dos movimentos. Daí ser classificada entre as chamadas “doenças do movimento”.
Se for diagnosticada a doença de Parkinson deve não entrar em pânico, seguir rigorosamente os conselhos do Neurologista, não se isolar, descobrir as vantagens de se associar com outras pessoas com a doença, procurar saber tudo sobre a doença e como combater os sintomas.
A doença de Parkinson é uma dificuldade e limitação. A pessoa tem de ser pró-ativa e enfrentar com coragem que não pode fazer tudo o que fazia, da mesma forma e nas mesmas ocasiões como dantes, mas com o apoio da família e amigos, tem toda uma vida para ser vivida com prazer.
A iniciativa, organizada pela delegação regional do Barlavento Algarvio da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, do próprio Museu e da Zambon.