O pároco de Tavira, padre Miguel Neto, pediu “responsabilidade” aos munícipes nesta altura de pandemia, recordando a situação epidemiológica grave que se vive no concelho.
A mensagem divulgada no primeiro dia do ano 2021 começa por recordar que “celebramos, hoje [ontem], o Dia Mundial da Paz. Pede-nos a liturgia deste dia e a Igreja que reflitamos sobre o que significa ter e dar paz ao mundo. Pensamos, imediatamente, nas nações da África, da Ásia ou da América Latina onde há conflitos armados, onde se mata por qualquer razão, até mesmo e, sobretudo, por causa da Fé que se professa”
O pároco recorda ainda que a “necessidade de paz não resulta somente do enfrentamento das balas e dos soldados. A necessidade de paz existe em todos os lugares do mundo e em cada um de nós, porque a paz não é um conceito teórico; é um conceito que se concretiza nas nossas ações e atitudes, que se concretiza na nossa vida individual e comunitária e o estilo de vida ocidental não é um estilo de vida marcado pela paz, ao contrário do que possamos pensar”
Num ano de mudança para todos, 2020 ensinou que “um pequeno gesto nosso, uma pequena falha nossa pode provocar uma imensidão de problemas aos outros que estão à nossa volta, que partilham a vida na mesma cidade que nós. Pode fazer perigar a paz ou mesmo pôr-lhe fim”
“Neste momento, Tavira enfrenta uma grave situação relativamente à doença covid-19, provocada pelo vírus SARS CoV-2. Pensamos que todos temos um comportamento adequado e cuidadoso, mas se o tivéssemos, não estaríamos a sofrer e a viver com números tão tristes relativos à pandemia. Isto mostra que o nosso comportamento tem influência na vida dos outros, na paz social, na forma como nós vivemos em sociedade. A obrigação do cristão não é a sua vivência individual de Fé, mas a sua vivencia comunitária, traduzida em atos concretos a favor do próximo e isso implica a preocupação com o bem comum, com a paz, com a verdadeira paz”, continua a reflexão do padre Miguel Neto.
“É, pois, a hora em que devemos procurar promover entre nós a tranquilidade e implementar os gestos que nos garantam que todos somos capazes de respeitar os outros, de lhes dar segurança, de cumprir comportamentos que impeçam a propagação desta doença. Não nos deve preocupar a instantaneidade de um fogo de artificio, que já ninguém recorda no dia seguinte, mas um compromisso interior, gerador de uma breve e perene atitude, que pode fazer com que o outro não adoeça, não pereça e fique entre nós, contribuindo para a eternidade do nosso povo. É imprescindível seguir as indicações das autoridades de saúde”, lembra ainda.
Em jeito de resumo da mensagem, diz que “é esse o meu apelo, neste primeiro dia do ano: sejamos verdadeiros construtores da paz, da paz que protege e que cuida, da paz que nos garantirá sorrisos e festas no futuro, porque já todos estaremos bem e poderemos voltar aos abraços e à partilha dos afetos e dos momentos”.
“Rezo, pedindo a Santa Maria, que hoje se celebra e a S. João, padroeiro de Tavira, que nos ajudem, mas sobretudo que nos façam tomar consciência de que a nossa oração deve ter um resultado prático concreto, uma mudança de atitude, olhando para a nossa vida e pensando que agora, neste momento, o melhor para o bem comum é não festejar em grandes grupos, não ir a jantares, usar máscaras, desinfetar as nossas mãos, manter o distanciamento social, ser responsável e construtor da autêntica paz”, continua.
Por fim, o pároco de Tavira deseja a “todos um bom ano de 2021, um ano melhor que o que terminou, porque seremos capazes de mostrar o que há de melhor em cada um de nós!”
TAVIRA TEM 43 INFETADOS DE UTILIZADORES DE GINÁSIO
O Município de Tavira atualizou recentemente a informação acerca do “aumento exponencial” de casos no concelho, que se deve a dois surtos já identificados.
“O aumento exponencial de casos confirmados deve-se a dois surtos devidamente identificados. Um surto num dos lares do concelho originou 25 novos casos e está a ser acompanhado pelas autoridades competentes, nomeadamente na área da Saúde, Segurança Social e autarquia”, escreveu a autarquia passado dia 29 de dezembro.
“Os restantes novos casos (43), na sua grande maioria, tiveram origem entre utilizadores de um local de prática de atividade física (ginásio), tendo-se estendido a familiares e contactos próximos dos mesmos. Este contágio tem vindo a revelar-se no aumento a que assistimos nos últimos dias, sendo que 12 dos 14 novos casos do passado sábado pertenciam a este foco”, continua.
Estes surtos já estão a ser monitorizados pelas autoridades de saúde local que continuam a testar a rede de contactos dos infetados.
PLANO DE VACINAÇÃO NO ALGARVE AVANÇOU A 29 DE DEZEMBRO
O Plano de vacinação contra a Covid-19 arrancou no dia 29 de dezembro na região do Algarve. Neste primeiro momento, que vai decorrer entre os dias 29 e 31 de dezembro, está previsto a administração de um total 1.100 doses aos profissionais de saúde do CHUA (900 doses) e dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da região (200 doses).
RELACIONADO:
Covid-19: Tavira tem 43 infetados de utilizadores de ginásio
Surto em ginásio e lar de idosos aumenta taxa de covid-19 em Tavira – delegado de saúde
Plano de vacinação contra a covid-19 arrancou hoje no Algarve