O Governo lançou um simulador na internet que permite a cada cidadão saber quando vai ser vacinado contra a covid-19.
No formulário tem de responder a questões como o ano de nascimento, qual a sua actividade profissional e de que patologias clínicas sobre.
A página faz uma previsão de quando vai ser vacinado e não a marcação da vacina. Segundo explica a Direção-Geral da Saúde, a “informação é meramente indicativa”, e alerta que podem “existir diferenças face ao resultado deste simulador”.
Portugal iniciou no passado domingo a primeira fase de vacinação contra a covid-19, mais de nove meses depois do primeiro caso registado no país, numa iniciativa que abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia.
O primeiro lote de 9750 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech – a primeira a ser lançada no mercado, depois de ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) – chegou no passado sábado e foi complementado na segunda-feira com um segundo contingente de 70.200 doses, que se traduz num acumulado de 79.950 doses para o arranque do plano de vacinação, destinado primeiramente a profissionais de saúde.
A primeira fase de vacinação vai decorrer até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
► Ministra da Saúde confirma chegada da segunda remessa de vacinas
► Vacina já foi administrada a 4.828 profissionais de saúde
► Lares começam vacinação em janeiro, mas só naqueles sem surtos ativos
► Covid-19: Arranque da vacinação por profissionais foi “escolha pragmática”
► AS IMAGENS DO MOMENTO EM QUE FOI DADA A PRIMEIRA VACINA EM PORTUGAL
► Já arrancou em Lisboa Porto e Coimbra a primeira fase da vacinação Covid-19
► Covid-19: Plano Nacional de Vacinação arrancou no Hospital São João no Porto