A Urgência de Pediatria do hospital de Faro está encerrada, esta terça-feira, até à meia-noite. O encerramento deve-se à falta de médicos para completar as escalas.
Os doentes mais graves vão ser reencaminhados para o Hospital de Portimão, confirmou a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Ana Varges Gomes.
No caso de uma criança de Tavira ou de Vila Real de Santo António, significa que terá que percorrer 100 a 120 quilómetros para poder chegar às urgências. Ou seja, terá que fazer uma “viagem” de 200 a 240 kms se contarmos com o regresso.
“Com a dificuldade de recursos humanos, temos de ter opções e pelo menos uma resposta na região”, disse Ana Vargues Gomes aos jornalistas, após uma visita da Comissão Parlamentar de Saúde, destinada a avaliar as condições para tratar residentes e turistas durante o Verão.
A presidente do CHUA disse que foi adoptado, com a comissão executiva do SNS, o “princípio de que a Urgência de Pediatria é garantida”, quer seja em Faro ou em Portimão.
Urgência pediatrica: Demissão de Horácio Guerreiro
A abertura aos fins-de-semana do bloco de partos de Portimão, algo que teria sido “acordado” com a comissão executiva do SNS, levou à demissão do diretor clínico do CHUA. Para Ana Vargues Gomes, o motivo da demissão de Horácio Guerreiro “foi uma questão de interpretação das coisas”.
Na altura, Horácio Guerreiro ironizou dizendo que no Algarve escolhe-se “entre destapar os pés ou destapar a cabeça”.
O objetivo de Horácio Guerreiro era o de “preservar recursos, quer na área da Pediatria, quer eventualmente na área da Obstetrícia, para assegurar a maternidade de Faro e a urgência pediátrica em Faro, aos fins de semana. Aos fins de semana não posso ter apenas um pediatra para unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, não é suficientemente seguro em termos das necessidades assistenciais”.
O Conselho de Administração do CHUA, do qual faz parte o diretor clínico, terminou o mandato no final de dezembro, mas mantém-se em funções. Este mês deve ser conhecida a nomeação dos novos titulares ou a recondução dos atuais membros.