‘’Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer’’ é como se intitula a sessão que terá lugar esta terça-feira, entre as 14:30 e as 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve em parceria com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve.
O objetivo principal é informar e alterar a forma como estas patologias são encaradas pela sociedade através da disponibilização de informação credível, prática e objetiva.
A sessão conta com a participação de Edite Reis (coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer) e de Margarida Ferreira (neuropsicóloga do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer).
A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam cerca de 48 milhões de pessoas que sofrem de demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.
Em Portugal o número de pessoas com demência ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que os números dupliquem em 2050. Um dos fatores determinantes será um aumento significativo do número de pessoas com mais de 70 anos e, em particular, a faixa das pessoas com mais de 85 anos.
Assim, com esta iniciativa pretende-se promover a literacia em saúde sobre as demências, perceber o que as causa e como se podem prevenir, perceber qual o seu impacto no comportamento e qualidade de vida do doente e familiares, e que tipo de recursos é que existem para apoiar doentes e suas famílias.
A iniciativa é aberta ao público em geral e é gratuita, sendo a inscrição obrigatória aqui.
Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve
O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.
Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.
Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.
Mais informações disponíveis aqui.