Os utentes e funcionários dos lares da Freguesia de Quarteira já foram vacinados. A autarquia afirma que “o passo para a esperança que tanto ansiávamos, para dar alguma segurança e tranquilidade, já foi dado”.
A primeira toma da vacina contra a covid-19 foi ministrada no final da passada semana a 117 pessoas, entre utentes e funcionários do lar do Centro Paroquial de Quarteira e da Casa de Repouso.
A segunda toma da vacina está prevista ser administrada dentro de 3 a 4 semanas, completando deste modo o processo de imunização. De salientar que, em ambas as instituições não existem casos positivos.
O Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, considera que a vacinação nos lares da freguesia, são um sinal de grande esperança e algum descanso, para os utentes, para as suas famílias e para os funcionários destas instituições.
Esta primeira fase comtempla também um grupo de risco extremamente importante. Pessoas de idade superior a 50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca; doença coronária; insuficiência renal (taxa de filtração glomerular < 60ml/min); (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório ou oxigenoterapia de longa duração.
Portugal registou hoje 293 mortos relacionados com a covid-19, um novo máximo diário desde o início da pandemia, e 15.073 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Hoje é o segundo dia com maior número de novos casos diários de infeção. O valor mais alto foi atingido em 23 de janeiro, quando as autoridades registaram 15.333 casos de infeção em 24 horas.
O boletim epidemiológico revela também que estão internadas 6.603 pessoas, mais 131 em relação a terça-feira, o que representa um máximo diário de internamentos, das quais 783 em unidades de cuidados intensivos (mais 18 nas últimas 24 horas).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 11.305 mortes associadas à covid-19 e 668.951 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 172.893 casos, mais 5.512 do que na terça-feira.
O boletim regista ainda que mais 9.268 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 484.753 o número de recuperados desde o início da pandemia em Portugal.