No seguimento da Conferência de Imprensa realizada hoje, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, António Pina deu a conhecer a situação semanal na região, bem como gráficos disponibilizados pela Delegada de Saúde Regional, atinentes à situação epidemiológica no Algarve.
Quanto às ZAP (Zonas de Apoio à População), existem 37 estruturas. A capacidade das camas está agora em 2000. Estão acionadas 3 ZAP’s municipais, nos municípios de Monchique, Portimão e Vila do Bispo e ZAP Supramunicipal. As Unidades Hoteleiras e Militares em Reserva têm à disposição 16 estruturas e têm capacidade para 715 camas, segundo os dados disponibilizados. Em termos da Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR), existe apenas 1 estrutura e a capacidade das camas é 1.000.
A Brigada de Intervenção Rápida (BIR) é constituída por 15 pessoas e mantém apoio num Lar Residencial no Concelho de Albufeira.
Como elemento facilitador da comunicação e prestação de informação, foram criadas por alguns municípios Linhas de Atendimento e Apoio à Comunidade. Os municípios continuam a assegurar o fornecimento de alimentos e bens essenciais às populações mais carenciadas.
Mantêm-se preparados dois espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, em Faro – Pavilhão Desportivo Municipal da Penha e em Portimão – Portimão Arena.
A Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) Regional será ativada, no próximo dia 11 de janeiro, nos termos do Despacho no 10942-A/2020, de 6 de novembro.
Já em termos de ações desenvolvidas, é de realçar que têm sido promovidas visitas de acompanhamento às Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Centros de Dia. Foram realizadas 565 visitas, desde o dia 5 de agosto, em todos os municípios da região, segundo o relatório apresentado.
Os Serviços de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação junto da comunidade escolar; das comunidades de etnia cigana; de comunidades estrangeiras; de igrejas e demais comunidades religiosas; dos estabelecimentos comerciais e da comunidade em geral para o uso de máscara.
EQUIPAS ESPECIALIZADAS PARA RESPOSTA À SITUAÇÃO PANDÉMICA
No âmbito do PODCoV (Plano de Operações Nacional para o Coronavírus) encontram-se constituídas, em todos os Corpos de Bombeiros da Região do Algarve, na dependência de Associações Humanitárias de Bombeiros, 13 equipas especializadas para resposta à situação pandémica.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NA REGIÃO
Até às 23:59 do dia 07 de janeiro de 2021, foram registados na região 9.515 casos covid-19. Desde 6 de março de 2020, existiram 191.973 casos infirmados (que não se confirmaram). Com fonte na ARS Algarve, os dados mostram que estão ainda 419 novos casos confirmados e 2.880 casos ativos. No domicílio encontram-se 2.778 pessoas e estão internadas 92. Em termos de internamentos em UCI, estão 17 pessoas e, infelizmente, estão ventilados 9 doentes. Com alta, encontram-se 317 pessoas e recuperados, no cumulativo total desde 6 de março do ano passo, 6.550 pessoas. O número de contacto em vigilância é 3.381.
O número de óbitos está em 85, segundo os dados revelados até às 23:59 do dia 07 de janeiro de 2021.
Portugal regista hoje 118 mortos relacionados com a covid-19 e 10.176 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Este é o maior aumento diário de mortos e de infeção desde o início da pandemia, em março de 2020, ultrapassando os máximos de 98 óbitos e de 10.027 casos registados em dezembro.
O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que o número de doentes internados também atingiu o máximo diário com 3.451 pessoas, mais 118 do que na quinta-feira, dos quais 536 estão nos cuidados intensivos, ou seja, mais 22.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.590 mortes e 466.709 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 98.938, mais 5.578 do que na quinta-feira.
A próxima Conferência de Imprensa, para realizar ponto de situação das diferentes dimensões da coordenação estratégica, em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus, no Algarve, realizar-se-á, sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2021, pelas 10:30 horas, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, onde se encontra instalado o Posto de Comando Distrital.
RELACIONADO:
400 novos infetados no Algarve e 433 no Alentejo
Novo máximo no Algarve com 348 casos e 3 óbitos. Alentejo tem 574 infetados e mais 10 mortes
COVID: Algarve tem o seu pior dia de sempre e Alentejo o seu segundo pior dia
Mais 193 casos no Algarve com novo óbito e mais 310 infetados no Alentejo com 14 mortes
Algarve soma mais 188 casos com novo óbito e Alentejo mais 383 infetados com 10 mortes
SUBIDA: Algarve com 133 casos e mais 1 óbito. Alentejo tem mais 155 e volta a ter 9 mortes