Começou esta terça-feira o Plano de vacinação contra a covid-19 nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e nas Unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) do Algarve.
Neste primeiro momento, está prevista a vacinação dos utentes e profissionais das ERPI e unidades da RNCCI dos concelhos de Tavira e de Albufeira, uma vez que são dois dos municípios com maior incidência de covid-19 na região. Ao longo da semana poderá ser alargada a outros concelhos.
Os primeiros a serem vacinados, durante a manhã de hoje, nas ERPI e UCCI na região, foram os utentes e profissionais do Lar do Centro da Quinta da Palmeira, em Albufeira e da Unidade Media Duração e Reabilitação da Rede de Cuidados Continuados Integrados, de Tavira. No período da tarde, foram também já vacinados utentes e profissionais da Unidade de Convalescença de Loulé e da Unidade de Longa Duração e Manutenção de Vila Real de Santo António.
Nesta primeira fase, de acordo com as prioridades definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e a respetiva entrega de vacinas ao país, além dos profissionais de saúde, vai ser realizada a vacinação dos utentes e profissionais de todas as ERPI e das unidades da RNCCI da região, por equipas de saúde dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS Barlavento; ACeS Central e ACeS Sotavento) que se deslocarão a estas estruturas no decorrer dos meses de janeiro e fevereiro.
Destacando o momento simbólico do início da vacinação contra a covid-19 nestas estruturas da região, o presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, sublinhou que “vamos vacinar ao longo desta semana cerca de 900 utentes e profissionais das instituições destes concelhos. No total, estimamos que, durante os meses de janeiro e de fevereiro, as equipas dos nossos três ACeS, vacinem cerca de 9 mil utentes e profissionais destas estruturas, incluindo também as não legalizadas, de acordo com o levantamento que foi efetuado junto dos serviços competentes.”
O Secretário de Estado e Coordenador Regional do Combate à Covid-19, Jorge Botelho, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, Margarida Flores, Diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, a Diretora Executiva do ACeS Central, Silvia Cabrita, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e o Presidente do Centro Paroquial de Paderne e responsável do Lar, Padre Pedro Manuel, acompanharam o arranque da vacinação no Lar do Centro da Quinta da Palmeira em Albufeira.
Nas unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados de Tavira e de Loulé, estiveram presentes a vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Josélia Gonçalves, a Coordenadora Regional Cuidados Continuados Integrados do Algarve, Fernanda Faleiro, as Diretoras Executivas do ACeS Sotavento, Luísa Prates, e do ACeS Central, Sílvia Cabrita, assim como o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Pedro Pimpão, e o Diretor do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Tavira, Manuel Marrafa.
Portugal ultrapassou hoje as 8.000 mortes relacionadas com a covid-19 desde o início da pandemia ao ter registado nas últimas 24 horas mais 155 mortos, o valor diário mais elevado de sempre, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Este é o dia com maior número de mortes diárias registadas desde o início da pandemia, em março de 2020, superando o recorde registado na segunda-feira, quando os dados davam conta da morte de 122 pessoas.
Segundo o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, investigador da Faculdade de Ciências de Lisboa, as previsões apontavam para 154 óbitos diários em 24 de janeiro, valor que acabou por ser já ultrapassado hoje.
O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 4.043 pessoas, mais 60 do que na segunda-feira, das quais 599 em cuidados intensivos, ou seja, mais 32. Também aqui Portugal atingiu um novo máximo.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8.080 mortes associadas à covid-19 e 496.552 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 110.388 casos, mais 1.076 do que na segunda-feira.