Há cada vez mais pessoas com cancros da pele em Portugal e com o verão a chegar, todos os cuidados preventivos de proteção do sol devem ser tomados porque o tipo de melanoma mais comum aparece sobretudo em zonas do corpo que estão expostas ao sol.
A DECO PROTESTE revela que os cancros mais frequentes são aqueles que se aparecem no topo da epiderme, designados de carcinoma espinocelular, e os que atingem as células mais profundas, carcinoma basocelular.
Os melanócitos, por outro lado, são um tipo de cancro que se desenvolve nas células que produzem melanina, são menos frequentes, mas acabam por ser muito mais agressivos e podem ainda afetar outros órgãos.
Confira a lista dos cuidados a ter:
- Procurar a sombra: Entre as 11 e 16 horas, horas de maior calor, deve tentar manter-se à sombra.
- Usar roupa adequada: Há tecidos que bloqueiam os raios UV e por isso deve optar por roupas de manga comprida, calças, chapéu de abas largas e usar óculos de sol.
- Aplicar protetor solar: O produto deve ser aplicado na pele antes de sair de casa mesmo em dias nublados, especialmente em zonas do corpo que estejam à mostra, como o rosto, as mãos, o pescoço e as orelhas. De duas em duas horas, deve renovar a aplicação, sobretudo se praticar atividades aquáticas.
- Neve, água ou areia: Estas superfícies refletem os raios solares pelo que tome especial cuidado com a pele.
- Novos sinais e sardas: Fique atento ao aparecimento de sinais e sardas, assim como manchas ou feridas que não cicatrizem.