A Direção-Geral da Saúde assinala, esta sexta-feira, sete mortes, 766 infetados e 624 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas. O boletim dá conta de 30.212 casos ativos de covid-19 no país, mais 135 do que na véspera.
O número de infeções recua em relação aos dois últimos dias, mas é superior ao verificado na última quinta-feira, quando 731 casos foram reportados.
O número de internamentos recuou novamente e é o mais baixo desde 12 de junho: há agora 301 doentes nos hospitais do pais, menos 20 do que na véspera. Há também menos uma cama ocupada nas unidades de cuidados intensivos, onde 55 pessoas continuam internadas.
As mortes, mais uma do que na véspera, mantêm-se, pelo oitavo dia consecutivo, abaixo de uma dezena. Todos os sete óbitos reportados esta quinta-feira pela DGS foram registados em pessoas com 70 ou mais anos.
Dos óbitos registados dois ocorreram na região de Lisboa, três no Centro e dois no Alentejo.
Seis das vítimas mortais tinham mais de 80 anos e uma entre os 70 e os 79 anos.
A atualização da matriz de risco dá conta de uma ligeira subida na incidência da covid-19: é agora de 84,2 casos por 100 mil habitantes no território nacional e de 84,4 no continente. Já o R(t), ou índice de transmissibilidade, volta a subir e atinge 1 na globalidade do território nacional e no continente.
No último boletim, atualizado na quarta-feira, a incidência era de 83,2 casos por 100 mil habitantes no território nacional e no continente. O R(t) era de 0,97 na globalidade do território nacional e de 0,98 no continente.
Desde o início da pandemia em Portugal, as autoridades de saúde já identificaram 1.078.729 infetados, 18.078 mortes e 1.030.439 recuperados. Há atualmente 21.426 contactos em vigilância, o que corresponde a menos 160 do que na véspera.
LISBOA E VALE DO TEJO COM 30% DOS NOVOS CASOS
Das sete óbitos assinalados no boletim da DGS, três foram registados no Centro, dois em Lisboa e Vale do Tejo e outros tantos no Alentejo.
Relativamente ao número de infetados, Lisboa e Vale do Tejo continua a ser, pelo sexto dia consecutivo, a região nacional com mais novos casos de covid-19: mais 230, o que representa 30,03% do total diário.
Seguem-se o Norte com mais 226 infetados, o Centro com 171, o Algarve com 62, o Alentejo com 37, os Açores com 28 e a Madeira com 12.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população idosa, o retrato do país é este:
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
Gráficos e mapas do nosso parceiro Expresso
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças