Portugal registou 1.713 novas infeções com o vírus da covid-19 e 13 mortes atribuídas à doença nas últimas 24 horas, período em diminui o número de pessoas internadas, segundo os dados oficiais de hoje.
Há hoje 664 pessoas internadas nos hospitais infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 (menos 17 do que na sexta-feira), sendo que 139 estão em unidades de cuidados intensivos (mais três), de acordo com o boletim da Direção-geral da Saúde (DGS) que faz o ponto da situação diário da evolução da pandemia da covid-19 em Portugal.
As 1.713 novas infeções no país foram, na sua maioria, registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo (630) e Norte (553).
Os 13 óbitos atribuídos à doença ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (seis), no Algarve (quatro), no Centro (duas) e no Norte (uma).
Dez destas vítimas mortais tinham mais de 80 anos, uma tinha entre 70 e 79 anos e duas tinham entre 60 e 69 anos, segundo os dados da DGS.
EM ATUALIZAÇÃO
Há menos 17 pessoas internadas, mas mais três camas ocupadas nos cuidados intensivos
LISBOA E VALE DO TEJO É A REGIÃO COM MAIS NOVOS CASOS
Analisando o boletim a nível regional, Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou o maior número de novos casos (630), contrariando a tendência dos últimos dois dias. O Norte registou 553 novos casos.
Segue-se o Centro, com mais 250 casos, o Algarve (172), o Alentejo (77), a Madeira (24) e, por fim, os Açores com mais sete casos.
Quanto aos óbitos, também foi na região de Lisboa onde morreram mais pessoas com a doença nas últimas 24 horas (seis mortes). Os restantes óbitos foram registados no Algarve (quatro), Centro (dois) e Norte (um).
Desde o início da pandemia é Lisboa que conta com o maior número de casos (405.494) e de óbitos (7.605).
Número de óbitos é superior ao registado há uma semana (tinham sido oito) e também superior aos últimos dois dias, voltando à casa das dezenas
O boletim deste sábado dá ainda conta de um total de 42.869 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde, menos 651 que na sexta-feira.
A incidência de covid-19 por 100 mil habitantes desceu, quer no território nacional quer no continente: é agora de 295,5 casos em Portugal e 302,6 no continente. Na passada quarta-feira, era de 303,5 no território nacional e de 310,2 no continente.
O R(t), o índice de transmissibilidade, desce para 0,96 na globalidade do território nacional e para 0,97 no continente. Estes valores eram de 0,98 e de 0,99, respetivamente, na anterior análise.
PORTUGAL PERTO DO LIMITE DA POPULAÇÃO-ALVO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Portugal está a chegar ao limite da população que pode ou quer ser vacinada contra a covid-19, afirma em entrevista à agência Lusa o coordenador da ‘task-force’, vice-almirante Gouveia e Melo.
“Estamos a chegar ao limite do público-alvo para ser vacinado”, indica, apontando que a meta de 85% da população portuguesa com vacinação contra a covid-19 completa deverá ser atingida até ao fim do mês, disse à Agência Lusa o coordenador da ‘task-force’, vice-almirante Gouveia e Melo.
O processo está “mesmo já no fim, tirando as crianças dos 0 aos 12 anos, que são entre 11% e 12% [da população], e havendo 3% a 4% de pessoas que recusam a vacina”, diz. Isso significa que não teremos muito mais população para vacinar”, referiu o militar em entrevista à Lusa.
Este fim de semana, dever-se-á atingir o patamar de 85% da população elegível para ser vacinada com pelo menos uma dose administrada.
Olhando para o futuro, Gouveia e Melo defende que “não é necessária uma ‘task-force'” para além da missão que está prestes a finalizar, quer para fazer reforços de vacinação quer para a eventualidade de a vacinação contra a covid-19 se tornar uma rotina regular.
“O que está recomendado é uma vacinação reforçada para pessoas que estão imunossuprimidas. Estamos a falar num universo de, no máximo, 100 mil pessoas, se calhar até inferior”, salienta.
Garante que “neste momento há reserva de vacinas para essa terceira dose”.
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças