Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Sondagens mostram seis câmaras em risco, três do PS

Eis o que nos dizem as sondagens para as autárquicas já publicadas: Rui Moreira próximo da reeleição no Porto. Medina também lidera, mas números são muito díspares. Almada e Coimbra (PS) prometem suspense até ao fim e há mais uma em risco: na Figueira da Foz, Santana Lopes poderá regressar à câmara

19:08 14 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Na capital, Medina lidera em todas as sondagens, mas com diferenças assinaláveis entre elas

As duas maiores câmaras do país não prometem surpresas nas eleições do próximo dia 26. Todas as projeções não deixam margem para dúvidas quanto à reeleição de Fernando Medina e Rui Moreira, em Lisboa e Porto. Mas noutras autarquias, como Almada e Coimbra, ambas socialistas, a luta está renhida e espera-se suspense até ao fim. Dois riscos para o PS, mais um: é que na Figueira da Foz o PS pode perder para o independente Santana Lopes. Se a CDU procura recuperar as autarquias perdidas em 2017, o PS quer manter a maioria de câmaras. Já o PSD joga tudo: não pode repetir o desaire eleitoral de há quatro anos.

Na capital, Medina lidera em todas as sondagens, mas com diferenças assinaláveis entre elas. O atual presidente da Câmara – que se recandidata ao cargo – conta com 51% das intenções de voto, perto da maioria absoluta, segundo a mais recente sondagem da Aximage para o JN, DN, e TSF. Já o social-democrata Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos, não vai além dos 27%. A distância significativa, de 24 pontos, é semelhante à que projectava o primeiro inquérito da Intercampus para o jornal “Novo” em abril: Medina contava com 46,6% dos votos contra 25,7% do rival Moedas.

Porém, há outros números: a sondagem SIC/Expresso, divulgada a 22 de julho, apontou também para a vitória de Medina em Lisboa, mas bem menos expressiva: 42% das intenções de voto, mas sem maioria absoluta garantida, enquanto Carlos Moedas contava com 31% das intenções de voto (apenas 11 pontos de diferença). E há uma semana a TVI colocava os dois candidatos a apenas 7,2 pontos de diferença (Medina com 39,8% e Moedas com 32,6%).

Também a luta pelo terceiro lugar permanece em aberto: o candidato da CDU, João Ferreira, surge na terceira posição no estudo da Aximage com 9%, seguido de Beatriz Gomes, do Bloco de Esquerda (BE) com 4%. Empatados, em quinto lugar, estavam os candidatos da Iniciativa Liberal (IL), Bruno Horta Soares e Nuno Graciano, do Chega, com 2% de intenções de voto.

No pódio da sondagem SIC/Expresso estava, ao invés ainda a candidata Beatriz Gomes Dias, do Bloco, com 8%, à frente de João Ferreira, da CDU, com 6%. Já o Chega reúne 4% das intenções de voto, seguido do PAN e da Iniciativa Liberal com 3% e 2% respetivamente.

RUI MOREIRA ‘IMUNE’ AO CASO SELMINHO

Na Invicta, este é o retrato da última sondagem: a sondagem da TVI, realizada pela Pitagórica, coloca Rui Moreira com uma vantagem de 37 pontos sobre o segundo candidato, o socialista Tiago Barbosa Ribeiro, chegando aos 52,8%.

Na penúltima, a diferença é ainda maior: o independente Rui Moreira conta com 59% das preferências dos inquiridos, ficando a 47 pontos do PS e do PSD, segundo o inquérito da Aximage para o JN, DN, e TSF. Já o socialista Tiago Barbosa Ribeiro e o social-democrata Vladimiro Feliz surgem empatados, com 12%. Na terceira posição, a candidata da CDU Ilda Figueiredo com 6%; seguida do Sérgio Aires, do BE, com 4% e Bebiana Cunha, com 2%. O candidato do Chega, António Fonseca, fica-se pelo 1%.

A sondagem SIC/Expresso, publicada a 15 de julho, seguia na mesma linha – embora com diferenças sobretudo entre segundos e terceiros: também aponta para uma maioria absoluta do candidato independente, que se mostra imune ao caso Selminho, apesar de ir a julgamento suspeito do crime de prevaricação, mas ficando com 45% das intenções de voto – e destacando-se o socialista Tiago Barbosa Ribeiro na segunda posição, com 25% das intenções de voto, acima do social-democrata Vladimiro Feliz e da comunista Ilda Figueiredo, que não vão além de 8%. Sérgio Aires, do BE, recolhe por sua vez 5% das intenções de voto.

LUTA RENHIDA EM ALMADA E COIMBRA

Nas projeções de Almada, a variação é curta, com PS e CDU lado a lado. Na mais recente sondagem divulgada esta segunda-feira pela RTP e “Público”, Inês de Medeiros (PS) lidera a corrida com 33% das intenções de voto, enquanto Maria das Dores Meira (CDU) conta com 29% das intenções de voto. Sendo a margem de erro do inquérito de 3,9%, o empate também é possível.

O cenário é muito parecido ao que retratava a sondagem SIC/Expresso, divulgada a 15 de julho. PS e CDU em empate técnico em Almada, separados apenas por um ponto de distância, uma vez que a socialista Inês de Medeiros e a ex-autarca de Setúbal e candidata da CDU, Maria das Dores Meira, contam com 34% e 33% das intenções de voto, respetivamente.

Com 11% surgem Nuno Matias, candidato pela Coligação Almada Desenvolvida (PSD, CDS, Aliança, MPT, PPM) e Joana Mortágua, candidata do Bloco. Já Manuel Matias, do Chega, reúne 5% e o candidato ‘liberal’, Bruno Coimbra, não vai além de 3%.

Em Coimbra, a disputa também está apertada, com um empate entre o PS e a coligação liderada pelo PSD. O atual autarca socialista, Manuel Machado, conta com 33% das intenções de voto, enquanto o candidato da coligação entre o PSD, CDS, Somos Coimbra, Nós Cidadãos, PPM, VOLT, RIR e Aliança, José Manuel Silva, reúne 32% das intenções de voto.

Segue-se o candidato do Movimento Cidadãos Por Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro e o candidato da CDU. Francisco Queiroz, com 12% e 7% das intenções de voto, respetivamente.

PS LIDERA NA AMADORA, SANTANA SURPREENDE NA FIGUEIRA

No concelho da Amadora, a socialista Carla Tavares deverá ser reeleita, apesar de a polémica candidata do PSD, Suzana Garcia, poder aumentar a votação no partido, segundo a sondagem Expresso/SIC. Carla Tavares – que tem maioria na câmara há duas décadas –, conta com 41% das intenções de voto, enquanto a advogada fica pelos 30%. Ainda assim, Suzana García deverá melhorar o resultado na Amadora, depois de há quatro anos a a votação na coligação PSD/CDS não ter ido além dos 18% no concelho.

Na Figueira da Foz, Santana Lopes poderá surpreender (ou não), ao reconquistar a autarquia quase 25 anos depois de ter sido eleito presidente daquela câmara. Segundo a projeção do ICS/ISCTE para Expresso e SIC, divulgada na semana passada, Santana reúne 47% das intenções de voto contra 35% do socialista João Monteiro, atual presidente de Câmara da Figueira. A fasquia está elevada e o ex-primeiro-ministro e ex-líder do Aliança poderá mesmo alcançar maioria absoluta na Figueira. Resta saber se a campanha vai ou não ajudar Santana.

Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve Cultura

Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028

18:28 25 Setembro, 2026 18:30 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lídia Jorge, Dino D’Santiago e Ricardo Neves Neves são os três embaixadores da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura

Médico no computador.
Nacional Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve, Cultura

Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028

18:28 25 Setembro, 2026 18:30 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Lídia Jorge, Dino D’Santiago e Ricardo Neves Neves são os três embaixadores da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura

Médico no computador.
Nacional, Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Últimas Notícias

  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
  • Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
    Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
  • Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar
    Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar

Opinião

  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento