Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Rogério Bacalhau pede “mais celeridade nas decisões do Governo” para evitar perder “oportunidades de desenvolvimento”

Na tomada de posse do seu 3º e último mandato enquanto presidente, o autarca ambiciona para os próximos quatro anos, a “requalificação do espaço público, em particular as áreas verdes, levando qualidade e conforto às vias de circulação da cidade e freguesias”

15:14 13 Outubro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do Município de Faro teve lugar esta segunda-feira no Teatro das Figuras. A cerimónia foi marcada pela eleição do novo presidente da Assembleia Municipal, Cristóvão Norte, e pelo início do terceiro mandato de Rogério Bacalhau como presidente da Câmara de Faro.

A sessão teve início com a tomada de posse dos 31 membros eleitos para a Assembleia Municipal, incluindo os quatro presidentes de juntas de freguesias do concelho: Bruno Lage (União das Freguesias de Faro); Virgínia Alpestana (Montenegro); José António Jerónimo (União de Freguesias de Conceição) e Sérgio Martins (Santa Bárbara de Nexe).

Seguiu-se a tomada de posse do executivo municipal para o novo mandato. Além do presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, tomaram posse Paulo Santos (vice-presidente) e os vereadores Sophie Matias, Carlos Baía, Adriano Guerra (que transitam da equipa de vereação anterior) e Teresa Santos, também eleita pela coligação “Unidos por Faro”.

Eleitos pelo Partido Socialista, assumiram funções Anabela Afonso, Aquiles Marreiros e Paula Matias, em substituição de João Marques, que abdicou do mandato.

De seguida, procedeu-se à votação para a Mesa da Assembleia Municipal, tendo sido apresentada a sufrágio apenas uma lista candidata. A eleição registou 16 votos na lista A e 15 votos nulos, tendo o cabeça de lista Cristóvão Norte – que conta com Francisco Soares como primeiro secretário e Cláudia Luz como segunda secretária – assumido a partir deste momento a condução dos trabalhos, no lugar do presidente cessante da mesa da Assembleia Municipal, Luís Graça.


Novo presidente da Assembleia Municipal sublinha a necessidade de haver consensos e estabilidade política


Na sua primeira intervenção enquanto presidente, Cristóvão Norte considerou que “Faro entrou [neste mandato] num tempo novo de grandes transformações, grandes oportunidades e maiores desafios” e – numa Assembleia Municipal onde a coligação vencedora não conta com maioria absoluta -, sublinhou ainda a necessidade de gerar consensos e estabilidade política, nomeadamente para aprovar documentos essenciais para o concelho como o Orçamento, o Plano Diretor Municipal ou regulamentos municipais.

O novo presidente da Assembleia Municipal de Faro garantiu ainda que, no âmbito deste órgão e “para que as convergências necessárias sejam possíveis”, vai “tomar a iniciativa de propor comissões de acompanhamento de matérias fundamentais, como turismo, habitação, ordenamento do território, o ambiente, o bem-estar animal, a candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a acessibilidade ou a mobilidade reduzida”.

Já Rogério Bacalhau, no discurso de tomada de posse do seu terceiro e último mandato enquanto presidente, agradeceu, emocionado, o apoio de todos – farenses, empresários, dirigentes associativos, autarcas, executivo, funcionários do universo municipal e família – os que lhe permitiram obter a mais alta votação que algum edil jamais registou em Faro.

Num “projeto que representa também uma gestão pública marcada pelo rigor e pela necessidade de ter boas contas”, o presidente Rogério Bacalhau considerou que “nada disto tira a ambição para os próximos quatro anos”, nomeadamente na “requalificação do espaço público, em particular as áreas verdes e levando qualidade e conforto às vias de circulação da cidade e freguesias”.

Outra das principais prioridades elencadas por Rogério Bacalhau para este mandato passam pelo reencontro de Faro com a sua vocação de cidade costeira: “Os projetos que temos estão maduros e foram minuciosa e demoradamente escrutinados por diversas entidades governamentais: a APA, a Docapesca, os Portos, a Marinha, o Parque Natural… todas elas já foram chamadas a pronunciar-se, algumas mais do que uma vez, sobre o que vamos fazer: no Quilómetro Cultural, na Fábrica da Cerveja, na Doca de Recreio e em todo o passeio que vai do Parque Ribeirinho até ao Largo de São Francisco”.


Rogério Bacalhau anunciou investimentos nas áreas da Educação


No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Faro pede “mais celeridade nas decisões do Governo” uma vez que, além destes projetos, há “outras oportunidades de desenvolvimento” que se perdem por ficar “moribundas no tampo de uma secretária em Lisboa”.

“Contam-se 3 anos desde que a Senhora Ministra do Mar aqui veio a Faro, num Dia da Cidade, comprometer-se com o andamento do plano de pormenor para o Cais Comercial. Um mandato passou, e entre mudanças governamentais e uma pandemia, tudo permanece sem despacho. E assim a cidade vai perdendo oportunidades de ouro para se chegar à frente como cidade náutica, com uma marina singular, que será simultaneamente centro de investigação e destino de investimento para público e privados, na transformação de uma parcela de território que parece esquecida mas que encerra em si um potencial inacreditável. 300 quilómetros de distância não justificam tamanho atraso”, lamentou Rogério Bacalhau.

No âmbito deste terceiro e último discurso de investidura, Rogério Bacalhau anunciou também investimentos nas áreas da Educação, com a construção da Escola Básica D. Afonso III, na segurança, com a constituição do corpo de Polícia Municipal e com o projeto de videovigilância, ou na Habitação, em que Faro tem vindo a registar constrangimentos.

“Através do respectivo Ministro, o Governo anunciou que por via do PRR iria financiar todas as estratégias locais de habitação. No nosso caso, o envelope financeiro prometido é superior a 28 milhões de euros, mas já sabemos que as palavras nem sempre têm correspondência em atos. Mas com ou sem as verbas prometidas pelo Governo, quero assegurar aos farenses que os projetos de habitação social não cairão. Para isso, estamos já a consultar a banca (…) para irmos avante com a habitação social que o concelho necessita e que ninguém faz há mais de 20 anos. Também a habitação a custos controlados seguirá, como novos fogos nos dois lotes já alienados para o efeito”, garantiu o presidente da Câmara Municipal.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve Cultura

Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira

11:52 26 Junho, 2026 11:52 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival celebra 20 anos com artistas de seis países e 12 dias de espetáculos gratuitos no centro histórico de Tavira

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve, Cultura

Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira

11:52 26 Junho, 2026 11:52 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival celebra 20 anos com artistas de seis países e 12 dias de espetáculos gratuitos no centro histórico de Tavira

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Últimas Notícias

  • Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas
    Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas
  • Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
    Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal