Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

PSD alerta para casos no Algarve “estatisticamente empolados” e pede revisão de critérios

Deputados sociais-democratas apontam que “o Governo estabeleceu que os turistas estrangeiros no Algarve que registem teste covid-19 positivo sejam contabilizados para efeito da aplicação de medidas de combate à pandemia como residentes”.

17:14 11 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve defenderam hoje que os casos covid-19 por 100 mil habitantes na região estão a ser “estatisticamente empolados”, apelando ao Governo uma revisão de critérios para evitar recuos no desconfinamento “sem razão”.

Numa nota enviada à imprensa, os deputados sociais-democratas apontam que “o Governo estabeleceu que os turistas estrangeiros no Algarve que registem teste covid-19 positivo sejam contabilizados para efeito da aplicação de medidas de combate à pandemia como residentes”.

“Porém, como esses visitantes não são somados aos residentes, os números de covid-19 no Algarve por 100.000 habitantes estão a ser estatisticamente empolados. Este facto, que já tinha ficado subentendido nas afirmações do primeiro-ministro na semana passada, foi agora confirmado por força de diligências junto de autoridades de saúde de base local e regional”, sustentam.

Os deputados eleitos pelo Algarve Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos consideram que “esta decisão pode vir a significar que sejam aplicadas medidas mais restritivas à região sem que haja razão para tal, pelo que é uma decisão irrazoável, sem qualquer fundamento e que se pode vir a revelar muito penalizadora para a região que maior destruição económica e social tem vindo a sofrer no decurso da pandemia”.

Neste contexto, os deputados apelam ao Governo para que “o critério adotado seja urgentemente revisto” propondo que, se o executivo entende “que esses casos devem ser obrigatoriamente averbados à região onde são detetados, então, para preservar o rigor da análise, a população flutuante estrangeira – os turistas – têm necessariamente que contar para efeito de apuramento do número total de residentes”.

Na nota, são apresentados dois exemplos práticos: uma região com 450 mil habitantes, com 1200 casos em 14 dias, resultaria num total de 266 casos por 100 mil habitantes; já uma região com 700 mil habitantes “(residentes + estrangeiros em férias)”, que registasse o mesmo número de casos em 14 dias, contabilizaria 171 casos por 100 mil habitantes.

“No segundo caso não haveria lugar a medidas restritivas, no primeiro caso significaria recuo no desconfinamento. A situação da região seria em ambos os casos objetivamente a mesma”, argumentam.

Para os sociais-democratas, os cidadãos no Algarve “não podem contar como residentes quanto estão infetados, mas não contar quando não estão – quando no período de verão ascendem a 250 mil por dia –, pois isso distorce o apuramento estatístico da incidência na região, empolando-o”.

Os deputados eleitos pelo Algarve dizem ainda ter obtido informação de que “ao contrário do que o primeiro-ministro afirmou, há casos positivos de não residentes nacionais que estão a ser registados na região, o que produz exatamente o mesmo efeito de empolamento acima descrito”, acrescentando que irão entregar um requerimento a pedir esclarecimentos ao Governo sobre a matéria.

“Cabe ao Governo, em tempo, corrigir este erro que pode revestir consequências graves. Não o fazer pode conduzir a um resultado absurdo”, concluem.

No penúltimo Conselho de Ministros, o Governo manteve a atual matriz de risco, mas decidiu passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.

Assim, os territórios de baixa densidade populacional só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado, ou seja, em vez de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes passam para 240 casos por 100 mil habitantes.

A atual matriz de risco é composta por dois critérios: o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2, que provoca a doença covid-19, e a taxa de incidência de novos casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias, indicadores que têm servido de base à avaliação do Governo sobre o processo de alívio das restrições iniciado a 15 de março.

Na altura, questionado sobre a situação concreta da região do Algarve, que recebe durante os meses de verão milhares de turistas nacionais e estrangeiros, o primeiro-ministro esclareceu que os resultados positivos dos diagnósticos à covid-19 são registados na morada de residência dos utentes e não na zona onde decorreu o contágio e, por isso, a região não será penalizada por eventuais casos positivos entre os turistas portugueses.

“Não será esse fator que alterará significativamente a taxa de incidência no Algarve”, sublinhou, acrescentando que o mesmo não se aplica, no entanto, aos turistas estrangeiros.

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Últimas Notícias

  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
  • Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
    Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
  • Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar
    Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar

Opinião

  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento