A assembleia do LIVRE votou ontem pelo apoio à candidatura presidencial de Ana Gomes, depois de uma consulta aos membros e apoiantes do LIVRE em que a antiga eurodeputada obteve uma esmagadora maioria dos votos (88,9%).
A consulta promovida pelos órgãos do LIVRE teve lugar nos dias 18 e 19 de setembro. Os resultados foram analisados e divulgados juntamente com a Resolução aprovada na 52ª Assembleia do LIVRE, e que dita o apoio à candidata Ana Gomes.
O LIVRE considera que a área política da esquerda não pode deixar de ter uma voz forte nestas eleições presidenciais, e que é urgente apoiar Ana Gomes, uma candidata que entende a política como uma força pela construção do bem-comum. “Ana Gomes tem mostrado que será uma presidente livre, dialogante e firme”.
Este é um posicionamento fundamental em vésperas de Portugal assumir a Presidência do Conselho da União Europeia e de beneficiar de um Pacote de Recuperação Económica.
É necessário criar compromissos com uma ampla base social de apoio, através de debates sobre o modelo de desenvolvimento, a descarbonização da economia e transição energética e sobre o reforço do estado social.
“Ana Gomes será também uma Presidente decisiva nos combates contra a corrupção e a evasão fiscal. Uma Presidente conhecedora, respeitadora e zeladora da Constituição da República Portuguesa, responderá à emergência de ameaças autoritárias e salvaguardará acima de tudo os Direitos Humanos”.
O LIVRE assume assim a sua responsabilidade perante a democracia, tomando uma posição clara de apoiar Ana Gomes numa Presidência progressista, ecológica e humanista.