O PS continua à frente nas intenções de voto dos portugueses (29%), mas apenas com uma vantagem sobre o PSD de 4,9 pontos percentuais, uma vez que 24,1% dos portugueses têm intenção de votar no partido de Rui Rio. Os dados da sondagem da Intercampus são esta quinta-feira revelados no “Jornal de Negócios”, “Correio da Manhã” e “Correio da Manhã TV”.
O barómetro revela que o Bloco de Esquerda volta a ocupar o terceiro lugar (7%), ultrapassando o Chega que conta com 5,8% das intenções de voto. Já a CDU fica a menos de um ponto percentual do partido de André Ventura, com 4,9%, mas à frente da Iniciativa Liberal (4,6%). O PAN consegue 3,5% das intenções de voto. Abaixo de 1% das intenções de voto encontram-se o CDS-PP (0,9%) e o Livre (0,5%).
Há “uma percentagem elevada de eleitores, cerca de 30%, que ainda não tomou uma verdadeira decisão a poucos dias da eleição, o que pode fomentar uma abstenção casual, mas elevada”, refere a análise da Intercampus. Estes indecisos tendem mais, de acordo com os dados, a votar nos partidos da oposição do que nos do poder.
A sondagem da Intercampus recolheu 615 entrevistas de 4 a 10 de janeiro, com uma taxa de resposta de 61,3%. O erro máximo da amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 4%.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL