A Bird vai oferecer viagens nas suas trotinetes elétricas para ajudar as pessoas a chegar e a partir dos locais de voto, nas eleições legislativas do próximo domingo, 30 de janeiro.
“Para tal, os utilizadores apenas precisam de introduzir o código VOTO22 na sua aplicação e automaticamente são-lhes oferecidas 2 viagens de 15 minutos cada, para que possam deslocar-se de e para as urnas de voto de uma forma segura e sustentável”, explica a empresa de transporte de veículos elétricos em comunicado.
Esta medida permite facilitar a vida e ajudar as pessoas a irem votar nas 10 localidades em que a BIRD opera: Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Maia, Porto, Tomar, e Vila Nova de Gaia.
Sublinhando a importância desta iniciativa, David Bento, diretor de Operações da Bird para o Sul da Europa, refere que “a votação é um dos nossos direitos mais fundamentais enquanto cidadãos, por isso queremos garantir aos portugueses uma forma segura de chegar às mesas de voto no dia das eleições. Por outro lado, a falta de acesso aos transportes não deve impedir nem proibir ninguém de ir votar. Nas últimas eleições autárquicas, a abstenção foi de 46,4%, menos 14,4% do que nas anteriores eleições presidenciais, em que também oferecemos viagens. Na BIRD encaramos com a máxima seriedade a nossa responsabilidade de proporcionar mobilidade a todos e, por isso, estamos profundamente satisfeitos por poder, com esta medida, ajudar as pessoas a votar”.
A Bird explica que a sua missão “é contribuir para tornar as vilas e cidades mais habitáveis, ajudando a resolver o problema da chamada “última milha”, em que as viagens são demasiado curtas para que o transporte público seja eficiente, mas demasiado longas para andar a pé. Muitas destas viagens realizam-se tradicionalmente em automóveis, o que aumenta o congestionamento e as emissões de carbono”.
A empresa de transporte de veículos elétricos quer, assim, “ajudar a tornar as ruas menos congestionadas e a melhorar a qualidade do ar, sendo a operadora presente, com trotinetes, no maior número de localidades em Portugal”.