Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Iniciativa Liberal de Faro questiona silêncio das autoridades competentes sobre a contestação em Cabanas de Tavira

O partido após ter sido contactado por várias pessoas da zona de Cabanas de Tavira no sentido de demonstrarem o seu desagrado pela inexistência de uma ponte pedonal na zona, confrontado com os relatos e depois de pesquisar bastante, contactou várias entidades com o objetivo de perceber as suas posições. Passado um mês continua sem resposta, pelo que decidiu tornar a sua posição pública

18:41 20 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Iniciativa Liberal Faro informa, em comunicado, que foi contactada em 16 de junho pelo movimento cívico que quer promover a construção de uma ponte pedonal para a Praia de Cabanas de Tavira, autodenominado Grupo de Cidadania “Por uma ponte pedonal para a praia de Cabanas de Tavira”.

Segundo as informações prestadas pelo movimento, “está a decorrer atualmente um concurso público gerido pela Docapesca, com o fim de atribuir a concessão dos transportes de turistas por 25 anos à empresa que já detém os direitos de exploração da praia e dos transportes, mediante um contrato que não é público”, avança o partido.

Esta situação implica o vaivém de barcos no pequeno canal, várias centenas de vezes por dia, o que nos parece configurar só por si um enorme problema ambiental.

“A construção de uma ponte de madeira, ou de outro material ecológico, parece ser fácil e com grandes benefícios ambientais e de comodidade para os turistas e até das atividades económicas de Cabanas, porque diminuiria a sazonalidade destas atividades. Aliás, segundo sabemos, no abaixo-assinado a pedir a ponte, todos os restaurantes da marginal de Cabanas colaboraram”, afirma o Grupo de Coordenação local Iniciativa liberal Faro.

O partido Iniciativa Liberal Faro diz compreender e ser sensível “a argumentos como os potenciais perigos que uma ponte pedonal poderá colocar em termos de sobrecarga para a praia, mas também compreendemos que é sempre possível impor restrições de acesso à praia pela ponte pedonal em qualquer momento; e temos dificuldade em entender a falta de sensibilidade ambiental para uma situação que comporta centenas de viagens marítimas diárias, num pequeno canal da Ria Formosa, sem qualquer imposição de restrições”.

Acresce que a continuidade da atual situação “obrigará que os contribuintes tenham mais despesa nos próximos anos, atendendo às necessárias dragagens, que terão de ser feitas para permitir o negócio de uma empresa privada”.

“De acordo com toda a informação recolhida, e atendendo estarmos a falar de uma empresa que já está a monopolizar a exploração da praia e do transporte de turistas há quase 25 anos, com a normal proximidade que tal situação gera com as estruturas políticas do Estado, a atribuição de mais uma concessão-monopólio por 25 anos, com as consequências ambientais e económicas que tem para a maioria da população, gera a suspeição pública de que estaremos perante mais um caso de compadrio entre as estruturas do Estado e empresários que vivem à custa desse mesmo Estado, ou seja, dos nossos impostos”, pode ler-se no documento.

“Não querendo a Iniciativa Liberal fazer acusações de ânimo leve, nem qualquer aproveitamento político mediático desta situação”, informa que solicitou por email ainda em 22 de junho, “os devidos esclarecimentos à Docapesca, Câmara Municipal de Tavira, Parque Natural da Ria Formosa e Administração da Região Hidrográfica do Algarve, que passado um mês ainda não deram qualquer resposta, o que só reforça a suspeição de que estamos mesmo perante um caso de compadrio entre a Administração Pública e uma empresa privada cujo sucesso reside exatamente neste conluio e em detrimento do bem público, nomeadamente dos cidadãos que residem no local, assim como dos contribuintes em geral”.

Sobre a Iniciativa Liberal

O partido Iniciativa Liberal é o partido liberal de Portugal. A Iniciativa Liberal tem a sua génese em setembro de 2016, com a criação da Associação Iniciativa Liberal. Em 26 de novembro de 2017 realiza-se a Convenção Fundadora do partido político Iniciativa Liberal, sendo formalizado o seu registo perante o Tribunal Constitucional no mês seguinte.

A Iniciativa Liberal apresentou-se pela primeira vez a eleições nas Eleições Europeias em maio de 2019. Em setembro do mesmo ano concorreu às Eleições Regionais da Madeira e, em outubro, participou nas Eleições Legislativas, elegendo um deputado à Assembleia da República, João Cotrim de Figueiredo. Em outubro de 2020 concorreu às Eleições Regionais dos Açores, onde elegeu um deputado à Assembleia Legislativa Regional.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Algarve Desporto Vídeo

Gimnochamps soma pódios e resultados de destaque no Nacional de Ginástica

15:20 29 Junho, 2026 15:37 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jéssica tornou-se a primeira algarvia campeã nacional Special Olympics feminino em Ginástica Artística Feminina

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Algarve Cultura Gastronomia

Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime

16:47 29 Junho, 2026 16:51 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, no Largo do Adro, com entrada livre, música popular e gastronomia regional

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Algarve, Desporto, Vídeo

Gimnochamps soma pódios e resultados de destaque no Nacional de Ginástica

15:20 29 Junho, 2026 15:37 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jéssica tornou-se a primeira algarvia campeã nacional Special Olympics feminino em Ginástica Artística Feminina

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Algarve, Cultura, Gastronomia

Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime

16:47 29 Junho, 2026 16:51 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, no Largo do Adro, com entrada livre, música popular e gastronomia regional

Últimas Notícias

  • Verão leva ALGAR a reforçar operação de recolha seletiva em Lagoa
    Verão leva ALGAR a reforçar operação de recolha seletiva em Lagoa
  • Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’
    Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’
  • Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão
    Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão
  • Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime
    Música popular e petiscos animam Festas Populares de Boliqueime
  • Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve
    Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal