O Governo decidiu hoje não prolongar a situação de contingência e recuar para situação de alerta , face à melhoria das condições meteorológicas. A decisão foi anunciada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na sede da Proteção Civil.
A situação de contingência termina hoje às 23:59. A situação de alerta entra em vigor às 6:00 de segunda-feira até às 22:00 de terça-feira.
“O nível de alerta estará em vigor entre as 00:00 de e as 23:59 de terça-feira, dia em que voltaremos a reavaliar”, afirmou o ministro depois de uma reunião com vários ministros na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
ANTÓNIO COTRIM / LUSA
Seis ministros estiveram reunidos por videoconferência: Administração Interna, Defesa e Segurança Social, Saúde, Ambiente e Agricultura para avaliar e decidir se a situação de contingência termina hoje, como previsto, ou se é novamente prolongada.
Terminam assim à meia-noite de hoje as medidas atualmente em vigor.
Até à meia-noite está proibida a circulação e permanência em espaços florestais, a realização de queimadas, assim como trabalhos com máquinas em espaços florestais e rurais e está suspenso o uso de fogo-de-artifício.
A declaração de contingência implica um elevado grau de prontidão e mobilização de meios com todos os planos de emergência e Proteção Civil accionados.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL