Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Furar fila da vacinação causa demissões e expulsões em catadupa em Espanha

No país vizinho, além de Portugal, também há quem aproveite o cargo que ocupa para ser imunizado contra a covid-19 antes da sua vez. A diferença é que os casos dos abusadores resultaram em demissão ou expulsão, desde o chefe do Estado-maior da Defesa a vários autarcas e dirigentes partidários

16:21 24 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Miguel Ángel Villarroya deixou de ser chefe do Estado-maior da Defesa depois de se ter feito vacinar antes da data devida

O picaresco faz parte da melhor tradição dos costumes e das letras espanholas. Esta forma tão genuína de burlar as normas em benefício próprio já marcou presença em Espanha nas circunstâncias dramáticas causadas pela pandemia. É um dos países com mais altas taxas de contágios, óbitos e saturação sanitária em todo o mundo. A campanha de vacinação contra a covid-19 é cenário de eleição para os pícaros de hoje: dezenas de políticos, titulares de altos cargos, autarcas e respetivos familiares e amigos aproveitaram a sua posição de privilégio para conseguirem ser vacinados contra o coronavírus, saltando por cima dos programas e calendários estabelecidos pelas autoridades de saúde.

O episódio mais escandaloso foi protagonizado pelo chefe do Estado-maior da Defesa (na sigla castelhana JEMAD, terceira autoridade militar do país, após o rei e a ministra da pasta). No sábado o general Miguel Ángel Villarroya viu-se obrigado a apresentar a demissão. Villarroya, de 63 anos, e outros 400 membros da cúpula das Forças Armadas receberam vacinas há dias, antes de terem terminado as duas fases anteriores do protocolo estabelecido pelos comandantes do Exército: primeiro o pessoal de saúde militar, depois os integrantes de missões internacionais colocados em postos no estrangeiro e, por fim, os dirigentes, em função da idade.

Villarroya não reconheceu ter violado as normas nem ter aproveitado a posição privilegiada. Num comunicado oficial do Estado-maior da Defesa, justifica a renúncia com o desejo de “não prejudicar a imagem das Forças Armadas”. A ministra Margarita Robles admitiu a sua insatisfação perante as explicações que pedira a este colaborador próximo mal tomou conhecimento da conduta do JEMAD, “através dos meios de comunicação” (no caso, o jornal “El Confidencial Digital). Outro alto funcionário do Ministério do Interior, um tenente-coronel da Guarda Civil que cumpria funções de ligação ao quartel-general do Comando de Operações do Exército, foi exonerado pela titular da pasta por ter furado a fila do protocolo de vacinação.

ABUSOS DE MÚRCIA A BILBAU

O caso de Villarroya ultrapassa em relevância o do secretário regional da Saúde da de Múrcia, Manuel Villegas, também forçado a demitir-se face à indignação gerada na opinião pública pela notícia de que ele, a sua mulher e dezenas de colaboradores do governo regional já tinham recebido a primeira dose da vacina da Pfizer-BioNtech. Nenhuma destas pessoas fazia parte da primeira linha do combate à pandemia.

Villegas, do Partido Popular (PP, centro-direita), que teve dificuldade em conter as lágrimas ao anunciar que deixava o cargo, nunca admitiu ter cometido qualquer irregularidade. Justificou com a profissão de cirurgião, que não exerce, a sua proximidade aos grupos de risco hospitalares. O presidente da região de Múrcia, Fernando Miras, do mesmo partido, considerou este comportamento “irrepreensível”. O certo é que a direção nacional do PP exigiu a demissão a todos os seus titulares de cargos públicos envolvidos implicados em procedimentos similares.

Vacinação contra a covid-19 num lar de idosos em Norena, nas Astúrias, a 22 de janeiro de 2021

Vacinação contra a covid-19 num lar de idosos em Norena, nas Astúrias, a 22 de janeiro de 2021


A cascata de episódios de favorecimento na aplicação de vacinas dá lugar a explicações curiosas, com ecos do lado português da fronteira. Jaime Lacosta, do PP e presidente da Câmara de Luesia (aldeia de 300 habitantes em Saragoça), argumentou que colabora de perto “de forma altruísta” com o lar de idosos da localidade e que lhe comunicaram que “sobrava um frasco”. Portugal conheceu esta semana o caso do autarca de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, do PS, também vacinado antes de tempo.

O socialista Alberto de Paz, edil de Villavicencio dos Caballeros (Valladolid, 333 habitantes), fez-se inscrever na lista de trabalhadores do lar de terceira idade da terra, com outro vereador e o padre da aldeia, na qualidade de membros do patronato administrador da instituição. Puderam assim receber a vacina antecipadamente.

Na cidade autónoma de Ceuta, o titular da pasta da Saúde, Javier Guerrero (PP), recusou-se a apresentar a demissão, alegando ter sido “obrigado” a vacinar-se “para dar o exemplo” e por estar “em contacto permanente com os hospitais e outras zonas de risco”. “Não me vacino sequer contra a gripe. Nem gosto de vacinas”, acrescentou.

No País Basco, os diretores dos hospitais de Basurto e Santa Marina, em Bilbau, ambos dirigentes do Partido Nacionalista Basco (PNV, que governa a região), foram destituídos pelo mesmo motivo.

DEMISSÃO E EXPULSÃO

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, centro-esquerda), que encabeça o Executivo central, exigiu a todos os seus autarcas envolvidos em vacinações irregulares (15 até à data) que deixem os cargos, tendo mesmo decidido expulsá-los de militantes. A direção de comunicação do PSOE explica ao Expresso que o partido “não consente este tipo de atitudes insolidárias”.

O líder parlamentar da aliança Unidas Podemos (UP, esquerda radical, sócio da coligação governante), Pablo Echenique, expressou em termos muito contundentes a sua indignação com tais atitudes: “Os sem-vergonha que se vacinaram furando a fila graças ao privilégio das suas posições públicas devem demitir-se de todos os cargos e não podem receber a segunda dose”. Esta posição punitiva é também adotada pelo presidente do governo regional de Valência, Ximo Puig (PSOE).

O sindicato CSIF, maioritário entre funcionários, apresentou queixas por numerosas irregularidades no processo de vacinação, de que terão beneficiado médicos jubilados, familiares e amigos de dirigentes de lares de idosos. Para evitar estas irregularidades, o antigo diretor de Ação Sanitária em Emergências da Organização Mundial da Saúde, Daniel López Acuña, que falou pelo telefone com o Expresso, aconselha as autoridades sanitárias a “afinar o protocolo e categorizar com mais detalhe o calendário de vacinação”.

Técnica de laboratório com uma caixa frigorífica que contém vacinas da Pfizer-BioNTech

Técnica de laboratório com uma caixa frigorífica que contém vacinas da Pfizer-BioNTech


FORNECIMENTO DE VACINAS MAIS LENTO

Segundo números oficiais, já receberam a vacina cerca de 1.350.000 pessoas em Espanha, incluindo 380 mil residentes e pessoal cuidador em lares. O objetivo do Governo espanhol é que até ao fim do verão 70% da população esteja imunizada. O protocolo estabelece vários níveis: idosos em lares e pessoal cuidador, além de grandes dependentes; profissionais de saúde, dando preferência aos que estão na primeira linha da luta hospitalar contra a pandemia; maiores de 70 anos por ordem decrescente de idade; doentes com patologias de risco; trabalhadores essenciais e restante população. Está previsto que em março comecem a ser convocados ou atendidos em casa os maiores de 90 anos.

Este programa poderá sofrer alterações se, como sucedeu na última semana com a Pfizer-BioNtech e e Oxford-Astra Zeneca, o ritmo de fornecimento de vacinas pelos laboratórios fabricantes abrandar por motivos de produção. Espanha está perto do pico da terceira onda da pandemia, com um aumento constante da taxa de incidência acumulada por 100 mil habitantes (a média nacional supera os 825 casos).

Cresce a preocupação pelo número de contagiados que necessitam de atenção hospitalar e pela especial incidência nas unidades de doentes críticos, que estão à beira da saturação. Cerca de 20% dos contagiados (235.528 na última semana, contra 60.661 por semana há um mês) têm sinais da variante britânica do coronavírus.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso


RELACIONADO

► Mapa de risco covid: veja em que posição está o seu município

► Algarve já tem seis concelhos no nível máximo de Risco Extremamente Elevado e apenas um em Risco Moderado

► Governo pede auxílio internacional, bem como a possibilidade de “enviar doentes” para outros países

► Centro Hospitalar do Algarve nega ter pedido doação de materiais ou bens nas redes sociais

► Castro Marim tem 150 pessoas infetadas com covid-19

► Aulas online estão a ser preparadas e devem regressar em fevereiro

► Covid-19: Índice de transmissão no Algarve acima de 1

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve Nacional Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve, Nacional, Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve, Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Últimas Notícias

  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
  • Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
    Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
  • Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
    Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
  • Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada
    Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada
  • Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa
    Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa
  • Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água
    Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

Opinião

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal