Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Francisco Amaral reeleito com maioria absoluta (PSD) frente à Câmara de Castro Marim

O atual presidente da autarquia, Francisco Amaral, consegue assim numa nova vitória eleitoral e conquista o terceiro e último mandato à frente da autarquia. PSD ganha em todas as frentes: executivo, Assembleia Municipal e as quatro freguesias

23:11 26 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O PSD de Castro Marim venceu a Câmara Municipal com 56,18% dos votos e garante três mandatos no executivo. O PSD ganhou igualmente a Assembleia Municipal e as quatro freguesias: Azinhal, Odeleite, Aljezur e Castro Marim.

O atual presidente da autarquia, Francisco Amaral, consegue assim numa nova vitória eleitoral e conquista o terceiro e último mandato à frente da autarquia.

O PS elegeu dois mandatos (vereadores) com 31,32% dos votos. Segue-se o Chega com 4,69%, a CDU com 3,62% e o CDS com apenas 0,80%.

Depois de oito anos no cargo – venceu nas eleições autárquicas de 2013, 2017 e nas intercalares de 2019 – o também médico lutava por um último mandato para permitir “prosseguir o trabalho ainda curso” em áreas como o abastecimento de água e saneamento”, a “requalificação urbana” ou o desenvolvimento de projetos turísticos privados “há duas décadas no papel e agora em curso”.

O agora reeleito Francisco Amaral vai cumprir o seu oitavo mandato autárquico como presidente de Câmara, depois de ter liderado o município de Alcoutim entre 1993 a 2013 (ano em que a lei de limitação de três mandatos consecutivos começou a produzir efeitos) e de ter assumido a presidência da autarquia vizinha de Castro Marim nos últimos oito anos, com vitórias em 2013, 2017 (com perda de maioria absoluta).

Em 2019 (nas intercalares que devolveram a maioria ao PSD), Francisco Amaral explicou que houve as eleições intercalares há dois anos, “porque a oposição maioritária obstaculizava permanentemente e, para não penalizar mais o concelho, eu e a minha equipa pedimos a demissão, exigimos eleições intercalares e o resultado foi concludente, tivemos quase o dobro da votação da oposição, o que mostra bem que a população estava a par da situação”.

Francisco Amaral disse que, após as intercalares de 2019, o PSD recuperou a maioria absoluta e pôde “acabar com a obstaculização” que era feita pela oposição do PS e do Movimento Independente Castro Marim Primeiro, que tinha ficado com três dos cinco eleitos em 2017, contra dois dos social-democratas, que se mantiveram como força mais votada.

Agora, já “em velocidade cruzeiro” para “tentar recuperar tempo perdido”, a Câmara de Castro Marim tem “várias obras a decorrer”, como a “requalificação do centro da vila de Castro Marim”, a “criação do centro de atividade náuticas da barragem de Odeleite” ou a construção de novas ciclovias, destacou então.

“Este trabalho requer uma continuidade. Só descanso quando houver ciclovias a ligar as populações aqui à volta de Castro Marim, o passadiço de Altura que fizemos também tem de ser ligado a Monte Gordo [no concelho de Vila Real de Santo António], ainda há povoações que não têm água e temos de levar lá a água, e a rede de saneamento básico de Castro Marim tem 70 anos, há que renovar estas redes e também requalificar o Castelo e o forte para torná-los mais visitáveis”, adiantava o autarca.

“Eu quero voltar à medicina, ter tempo para mim e a minha família, os meus hobbies – a pesca, a caça, e vou reformar-me de vez da política”, garantiu em julho, elogiando as capacidades da sua vice-presidente, Filomena Sintra, como possível sucessora após a sua saída da política.

Nas eleições intercalares de 2019, o PSD recuperou a maioria absoluta que perdera em 2017 e ficou com três dos cinco eleitos, contra dois do PS.

Além de Francisco Amaral, era também candidata à Câmara de Castro Marim a agente imobiliária Paula Sofia Santos, pela CDU, e Rosa Nunes, pelo PS.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Europa Nacional

PJ detém cinco suspeitos de exploração laboral: uma vítima esteve 30 anos subjugada

19:50 29 Junho, 2026 19:22 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária e da Guardia Civil levou à detenção de cinco suspeitos de tráfico de pessoas para exploração laboral

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve, Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Europa, Nacional

PJ detém cinco suspeitos de exploração laboral: uma vítima esteve 30 anos subjugada

19:50 29 Junho, 2026 19:22 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária e da Guardia Civil levou à detenção de cinco suspeitos de tráfico de pessoas para exploração laboral

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Últimas Notícias

  • Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
    Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
  • Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
    Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
  • APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
    APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
  • Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
    Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
  • Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas
    Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal