Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Congresso Portimão: César deixa recados ao PS e uma indireta ao PSD de Rui Rio

Primeiro, uma indireta ao PSD de Rui Rio: “Ao contrário de outros, o PS não não vive numa paz fria”. Depois, recados vários ao PS, que deve ter uma “atitude reformista” e não se deve “contentar com a obra feita”

13:36 28 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Carlos César enumera os desafios, da corrupção ao clima, passando pela aproximação dos eleitos aos eleitores, e pede governação a pensar “no futuro” e no aproveitamento do dinheiro de Bruxelas

Foi a primeira intervenção de fundo no primeiro dia de trabalhos do Congresso do PS, em Portimão. Depois de ser reeleito presidente do partido, com 91% dos votos, Carlos César falou em jeito professoral, para lembrar que num ano de tantos desafios e dificuldades devido à pandemia, é preciso o PS não se “contentar com obra feita” e não governar a pensar apenas nos “ganhos efémeros do dia seguinte”. Deve continuar a trabalhar e a garantir a “estabilidade política” necessária à governação.

Mas primeiro, não resistiu a lançar uma crítica velada ao PSD, depois de Rui Rio ter dito, em entrevista ao Expresso, que o PS “parte-se todo” se (ou quando) António Costa sair. “No nosso PS, não vivemos numa ‘paz fria’, chegámos aqui, ao contrário de outros partidos, unidos e a trabalhar com muito entusiasmo para recuperarmos rapidamente Portugal e merecermos, ainda mais, a confiança dos portugueses”, disse.

Recordando a história do Partido Socialista, César afirmou que o PS “não é um partido de ocasião” — prova disso é que o PS “é o único partido que, nas próximas eleições autárquicas, apresenta candidaturas a todos os municípios portugueses” — e traçou a meta máxima para as eleições de 26 de setembro: voltar a ter a maioria das câmaras e das juntas de freguesia.

“GOVERNAR PARA O FUTURO E NÃO PARA OS GANHOS EFÉMEROS DO DIA SEGUINTE”

Mas foi nos desafios e na responsabilidade da governação que mais se focou. Admitiu falhas, fragilidades e deficiências que a crise pandémica evidenciou, e apontou para aí as baterias, pedindo ao PS uma governação virada para o futuro e não apenas para os ganhos efémeros do dia seguinte. “É para isso que nos devemos vocacionar, governando para o futuro e não para os ganhos efémeros do dia imediatamente a seguir”, disse.

“Temos de continuar a ser ponderados e eficazes no combate à pandemia e, tal como temos feito, continuar a melhorar o SNS, a acolher outras iniciativas, operadores e prestadores de serviços que concorram para o mesmo fim”, disse ainda, aludindo aos privados e ao setor social na saúde.

Elogiando os passos dados pelo Governo na resposta à crise pandémica e no combate à crise económica e social — “que já vinha de trás” –, César pediu ainda ao PS que não se “iluda”. “Há muito para fazer e muito para mudar”. Porque os desafios da governação são muitos, e vão desde o combate à corrupção, aos desafios da crise climática, passando pelo sistema eleitoral (“devemos aproximar os eleitores dos eleitos”), e pelos desafios do sistema educativo, judicial, infraestruturas, transportes, mobilidade, natalidade e eficiência energética.

UM BEM ESSENCIAL: ESTABILIDADE POLÍTICA

Para responder a esses desafios, contudo, é preciso “estabilidade política”. “Temos de cooperar com os parceiros sociais para o acréscimo da produtividade, para a valorização dos salários e das relações laborais”, começou por dizer, passando depois para a cooperação com os partidos políticos: “Temos de assegurar, com iniciativa do PS, a estabilidade política e a cooperação interinstitucional, para que o país não desperdice as oportunidades que agora terá”.

É que sem estabilidade não há governação. “Temos de assegurar que essa estabilidade é construída, no dia a dia, sem perda dos valores que constituem o acervo institucional do PS”, acrescentou. “Cooperação”, “atitude reformista” e “responsabilidade”, foi pedindo.

No final, um último recado: PS não se deve contentar com a obra feita. “É a sensação de obra incompleta que nos deve fazer inquietar e mover, e não apenas o contentamento pela obra feita, que é, felizmente, muita”, disse, sublinhando que o PS deve prosseguir com uma “atitude reformista” para “sermos o que mais ambicionamos: um país desenvolvido, inclusivo, que protege os seus e que é creditado no exterior”.

Sobre o tão falado tabu da sucessão de Costa, nem uma palavra. Apenas um agradecimento ao secretário-geral do partido, e primeiro-ministro: “Com ele, com a sua liderança, iremos, certamente, continuar a vencer”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Algarve

Choque frontal em Castro Marim provoca cinco feridos

15:40 21 Junho, 2026 15:37 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Três vítimas, de nacionalidade espanhola, foram transportadas para o Hospital de Faro. Um pai e um filho portugueses recusaram transporte hospitalar

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Últimas Notícias

  • Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
    Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
    Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
  • Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
    Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
  • Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece
    Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal