Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Autárquicas: Francisco Amaral (PSD) candidata-se a último mandato em Castro Marim

Depois de oito anos no cargo – venceu nas eleições autárquicas de 2013, 2017 e nas intercalares de 2019 – o também médico luta agora por um último mandato que permita “prosseguir o trabalho ainda curso”

16:42 14 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O atual presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, vai recandidatar-se ao cargo pelo PSD e mostra-se “convicto” numa nova vitória eleitoral para conquistar o terceiro e último mandato à frente da autarquia, disse o próprio.

Depois de oito anos no cargo – venceu nas eleições autárquicas de 2013, 2017 e nas intercalares de 2019 – o também médico luta agora por um último mandato que permita “prosseguir o trabalho ainda curso” em áreas como o abastecimento de água e saneamento”, a “requalificação urbana” ou o desenvolvimento de projetos turísticos privados “há duas décadas no papel e agora em curso”, afirmou o candidato à agência Lusa.

Caso seja eleito, Francisco Amaral cumprirá o seu oitavo mandato autárquico como presidente de Câmara, depois de ter liderado o município de Alcoutim entre 1993 a 2013 (ano em que a lei de limitação de três mandatos consecutivos começou a produzir efeitos) e de ter assumido a presidência da autarquia vizinha de Castro Marim nos últimos oito anos, com vitórias em 2013, 2017 (com perda de maioria absoluta) e em 2019 (nas intercalares que devolveram a maioria ao PSD).

“Como se sabe, houve as eleições intercalares há dois anos, porque a oposição maioritária obstaculizava permanentemente e, para não penalizar mais o concelho, eu e a minha equipa pedimos a demissão, exigimos eleições intercalares e o resultado foi concludente, tivemos quase o dobro da votação da oposição, o que mostra bem que a população estava a par da situação”, explicou o candidato do PSD.

Francisco Amaral disse que, após as intercalares de 2019, o PSD recuperou a maioria absoluta e pôde “acabar com a obstaculização” que era feita pela oposição do PS e do Movimento Independente Castro Marim Primeiro, que tinha ficado com três dos cinco eleitos em 2017, contra dois dos social-democratas, que se mantiveram como força mais votada.

Agora, já “em velocidade cruzeiro” para “tentar recuperar tempo perdido”, a Câmara de Castro Marim tem “várias obras a decorrer”, como a “requalificação do centro da vila de Castro Marim”, a “criação do centro de atividade náuticas da barragem de Odeleite” ou a construção de novas ciclovias, destacou.

“Este trabalho requer uma continuidade. Só descanso quando houver ciclovias a ligar as populações aqui à volta de Castro Marim, o passadiço de Altura que fizemos também tem de ser ligado a Monte Gordo [no concelho de Vila Real de Santo António], ainda há povoações que não têm água e temos de levar lá a água, e a rede de saneamento básico de Castro Marim tem 70 anos, há que renovar estas redes e também requalificar o Castelo e o forte para torná-los mais visitáveis”, adiantou o autarca.

O candidato do PSD considerou que a população do concelho “percebeu o bloqueio que a oposição estava a fazer” à gestão autárquicas do PSD, antes das eleições intercalares de há dois anos, e mostrou-se “convencido” de que “não vai voltar atrás” e vai poder manter a maioria absoluta na autarquia para o seu “último mandato” como autarca.

“Eu quero voltar à medicina, ter tempo para mim e a minha família, os meus hobbies – a pesca, a caça, e vou reformar-me de vez da política”, garantiu, elogiando as capacidades da sua vice-presidente, Filomena Sintra, como possível sucessora após a sua saída da política.

Nas eleições intercalares de 2019, o PSD recuperou a maioria absoluta que perdera em 2017 e ficou com três dos cinco eleitos, contra dois do PS.

Além de Francisco Amaral, é também candidata à Câmara de Castro Marim a agente imobiliária Paula Sofia Santos, pela CDU, e Rosa Nunes, pelo PS.

As eleições autárquicas realizam-se em 26 de setembro.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Algarve Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve, Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Algarve, Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal