Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Autárquicas: Candidato João Marques do PS a Faro quer mais habitação social e revisão do PDM

Segundo João Marques, a capital algarvia é a “segunda cidade com arrendamento mais alto do país”, situação que cria “constrangimentos” aos diversos profissionais que se queiram fixar na cidade, mas também aos atuais habitantes

18:48 15 Setembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O candidato socialista à Câmara de Faro defendeu hoje a construção de novos edifícios de habitação social e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que se arrasta desde 2006, como objetivos a curto prazo para o concelho.

Após uma visita a bairros de habitação social da cidade, junto ao Estádio de S. Luís, em Faro, João Marques manifestou à Lusa um sentimento de “desconsolo” perante o estado “degradado” em que encontrou os edifícios.

“Efetivamente, os edifícios estão muito degradados e não têm tido qualquer manutenção, depois é preciso ter mão firme no que são os agregados, como se atribuiu e fiscaliza a manutenção do próprio edifício”, assumiu.

Ao longo da visita a diversos pisos dos prédios, a Lusa registou as queixas de alguns habitantes pela falta de manutenção das zonas comuns dos prédios ou pelas condições como certos moradores cuidam dos suas casas e dos seus animais domésticos, com um impacto nas habitações alheias.

Os habitantes do Bairro Centenário lamentaram, ainda, o aumento das rendas, com uma das residentes a queixar-se de ter passado de um valor de “14 euros para quase 80 euros”, no período de um ano, o que cria grandes dificuldades, sendo que apenas vivem da reforma do marido que “não chega aos 800 euros”.

Segundo João Marques, a capital algarvia é a “segunda cidade com arrendamento mais alto do país”, situação que cria “constrangimentos” aos diversos profissionais que se queiram fixar na cidade, mas também aos atuais habitantes, à qual se soma a necessidade de habitação social.

Para o candidato socialista, a revisão do PDM de Faro é essencial para que mais habitação de iniciativa privada possa vir a ser construída no concelho, considerando que a Câmara deve ser a “promotora” dessa construção, já que tem nas suas mãos a “ferramenta específica” para que tal possa acontecer.

“Em tempos, diziam que aprovar um PDM não é fácil porque tem que se ouvir cerca de 42 entidades. A verdade é que todos os outros concelhos têm os seus PDM aprovados e Faro anda nisto há 20 anos, por isso, é um compromisso de dentro de um ou dois anos termos esse conclusão do PDM”, avançou.

A revisão do PDM de Faro está prevista, pelo menos, de 2016, tendo sido prorrogado até 08 de junho de 2022.

Quanto à habitação social, João Marques assume que Portugal está no “momento certo” para tentar resolver essa situação já que com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) o país tem mecanismos para auxiliar na construção de habitação social e a custos controlados.

“Acho que o país pode fazer na área da habitação aquilo que já fez na década de 80 com a erradicação das barracas, nas desta vez em construção de habitação”, defendeu o candidato do PS.

João Marques tem como adversários conhecidos na corrida à presidência da capital algarvia o ‘repetente’ Rogério Bacalhau – que se candidata a um terceiro e último mandato -, e os estreantes Catarina Marques (CDU), Custódio Guerreiro (Chega), Elza Cunha (PAN) e Aníbal Coutinho (BE).

Nas eleições de 2017, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM obteve 43,94% dos votos, alcançando maioria absoluta no executivo, com cinco vereadores. O PS conseguiu obteve 38,06% dos votos (restantes quatro vereadores) e a CDU, com 7,38%, perdeu o vereador que tinha assegurado em 2013.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Algarve Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Algarve, Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve, Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa, Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Últimas Notícias

  • Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
    Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
  • “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
    “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
  • Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
    Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
  • Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’
    Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’
  • Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena
    Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal