Atualmente a Biblioteca deixou de ser vista como uma instituição que apenas oferece os seus serviços aos que a procuram e passou a atuar como um agente social, com um papel ativo na luta contra a exclusão e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, da cidadania e da aprendizagem ao longo da vida.
As Bibliotecas dão muita importância ao seu relacionamento e à sua integração na comunidade em que estão inseridas e o combate à exclusão social é, sem dúvida, uma preocupação constante da Biblioteca Municipal de Olhão, que no âmbito das suas políticas e programas de ação tem procurado combater todas as formas de desigualdade social.
Neste domínio, a Biblioteca Municipal desenvolve o projeto Histórias que acrescentam, quetem como objetivo promover a inclusão social de jovens e adultos, com deficiência grave a profunda, através de atividades de leitura que lhes proporcionem momentos de prazer e bem estar.
Vários estudos demonstram a importância da leitura no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência e também o seu importante papel no processo de inclusão social destes públicos.
O projeto Histórias que acrescentam teve início em abril de 2014 e resulta da parceria entre a Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago e o Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO). Este Centro tem como objetivo desenvolver atividades para jovens e adultos com deficiência grave a profunda, com o propósito de promover a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência.
A Biblioteca, como espaço de encontro e confraternização torna-se o espaço ideal para a sociabilização e a inclusão destes públicos na vida comunitária. Este projeto, ao proporcionar encontros informais entre diferentes públicos, promove contactos que são a base para experiências sociais positivas.
As atividades desenvolvidas têm sempre como ponto de partida a leitura de uma história, a partir da qual se preparam atividades que procuram estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos participantes e, simultaneamente, proporcionar um contacto estimulante com o livro e a leitura.
Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico, estimula a imaginação e a criatividade, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e exercita a concentração e a memória. A leitura também ajuda os participantes a lidar com as suas emoções e contribui para aliviar estados de tensão e ansiedade.
Todas as atividades realizadas têm o intuito de possibilitar experiências positivas ligadas ao livro e à leitura e colocar este público em contacto com diferentes géneros literários, permitindo-lhes aceder a textos que de outra forma lhes estariam vedados.
A longevidade deste projeto é um claro sinal do seu sucesso e, nos últimos dois anos, devido à pandemia COVID-19, a Biblioteca Municipal de Olhão teve de encerrar o seu espaço e interromper as suas atividades, mas as sessões deste projeto nunca foram interrompidas e passaram a realizar-se à distância, o que demonstra a importância deste projeto e o valor terapêutico da leitura para este público.
Margarida Telmo
(Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago – [email protected])