Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Opinião

Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (63): Da bela Tavira a uma exposição sobre a Ordem de Cristo em Castro Marim, com José Cutileiro em pano de fundo (2) | Por Mário Beja Santos [fotos]

Artigo de opinião de Mário Beja Santos: “A exposição exibe documentos fundamentais sobre a presença dos guerreiros monges e do seu património no Reino do Algarve”

18:47 7 Março, 2023 19:28 8 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Beja Santos, Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

A exposição exibe documentos fundamentais sobre a presença dos guerreiros monges e do seu património no Reino do Algarve, revela a decisão pontifícia, imagens associadas a essa presença histórica e põe-se um acento sobre a organização e a gestão dos bens. Escolhemos alguns dos textos que nos pareceram primordiais para a compreensão do conteúdo da exposição.

Local: Igreja do Castelo de Castro Marim – Data: 18 Abril 2021 a 31 Dezembro 2023
Horário: De novembro a março | 09:00 às 17:00 De abril a outubro | 09:30 às 18:30

Texto de apresentação da exposição

A Ordem de Cristo foi criada em 1319, por ordem do rei D. Dinis, depois da extinção, pelo Papa Clemente V, da Ordem dos Templários, uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria, fundada em 1118, no rescaldo da 1ª Cruzada. Com um papel determinante no período da Reconquista, na atividade militar contra os Mouros e no povoamento do território, a Ordem dos Templários era também detentora de um vasto património que, por direito, pertenceria à Santa Sé, facto que ameaçava a soberania do rei. Com o pretexto de defender a costa algarvia dos ataques de piratas e piratas magrebinos, D. Dinis consegue decretar a criação da nova Ordem religioso-militar. A 1ª sede da √, com um dos mais sólidos sistemas defensivos de todo o Reino do Algarve e situado na fronteira marítima com Marrocos e nas imediações da comunidade islâmica de Granada.

Painéis expostos no pano de muralha referindo quatro períodos fundamentais da Ordem de Cristo – Fotos Beja Santos
Entrada do Castelo de Castro Marim
Antiga capela onde decorre a exposição sobre a Ordem de Cristo em Castro Marim
Interior da capela

Voltando um pouco atrás, entenda-se a razão por que esta imagem é patente na exposição. A Ordem do Templo era poderosíssima, suscitou invejas, o monarca francês tinha uma dívida colossal, fizera empréstimos à Ordem, partiu de França a maquinação de levantar suspeitas de diferente ordem, sucederam-se pressões internacionais, os templários foram considerados heréticos e moralmente abomináveis, esta imagem fala da condenação à fogueira do grão-mestre templário Jacques de Molay e do cavaleiro templário Geoffroy de Charnay. Depois da extinção da Ordem, pôs-se a discussão do que fazer dos bens, houve sugestões que passassem para a propriedade régia, para Roma, para outras Ordens Militares. É aqui que o rei D. Dinis terá um desempenho determinante nas alianças internacionais que obteve e que levou à criação da Ordem de Cristo.

Imagem de 1642, recorde-se o texto de abertura da bula Ad ea ex quibus, de 1319, do Papa João XXII: “Tivemos por bem de ordenar Casa de Nova Ordem de Milícia de Jesus Cristo em o dito Castelo de Castro Marim, a qual Casa decretámos, que seja a cabeça da mesma Ordem, e damos-lhe a Igreja Paroquial de Santa Maria do mesmo Castelo da Diocese de Silves, e a outorgamos e juntamos à dita Ordem com todos os seus direitos, e pertenças.”

Em 1327, teve início o mestrado de D. Martim Gonçalves Leitão que fruía de grande estima por parte de D. Afono IV, que o descreve como “magnífico, estrénuo e poderoso cavaleiro”.

D. Estevão Gonçalves Leitão sucede ao seu falecido irmão no comando da Ordem de Cristo, em 1335. O seu mestrado ficou marcado por um período de guerra (1336-1339) entre o reio português D. Afonso IV e o rei de Castelo, D. Afono XI. Este conflito originou uma incursão do exército castelhano pelo vale do Guadiana que resultou do cerco a Castro Marim em 1338, ao qual os cavaleiros de Cristo se opuseram com grande êxito.

D. Rodrigo Anes (1344-1357) foi o último mestre da Ordem de Cristo, durante a permanência da sede em Castro Marim. Tal como tinha acontecido com João Lourenço, também este se viu forçado a renunciar às suas funções em 1357, ano que assinala a transferência da sede da Ordem de Cristo para Tomar.

Uma vista impressionante do Castelo Velho

Vista aérea do Castelo de Castro Marim, ao fundo distingue-se perfeitamente o Castelo Velho e sob o pano de muralha em que assenta a porta principal vê-se a antiga igreja do castelo onde decorre a exposição sobre as origens da Ordem de Cristo na maior praça fortificada do Algarve do seu tempo.

Vista do Forte de S. Sebastião a partir do Castelo de Castro Marim

A Ordem de Cristo cobrava direitos sobre grande parte das atividades económicas de Castro Marim, por exemplo ao pão que saía e que entrava na Vila para ser vendido e às pescarias capturadas. Aos direitos da Ordem sobre a quantidade do peixe capturado, juntam-se a quarta parte de todo o sal produzido durante o ano.

A Portagem, a par da Alfândega, era um dos principais locais de cobrança tributária no século XVI. Estava reservada à Ordem de Cristo e incidia sobre alguns produtos que “procedem ou se dirigem aos Reinos de Portugal e Algarve, ou ainda para a vizinha Ayamonte , através destas, por terra, a outros lugares de Castela”.

No século XVI, o termo de Castro Marim apresentava-se já com uma marcada identidade e com uma grande diversidade económica e social.

Os comendadores foram obrigados a residir nas comendas e a registar em livro – o “Tombo da Comenda” – o estado patrimonial em que as mesmas lhes eram confiadas. O inventário devia ser atualizado sempre que os comendadores melhorassem ou acrescentassem os bens e rendimentos das comendas.

Com a subida ao trono de D. Manuel I (1495-1521), o governo do reino inclina-se para o absolutismo e segue uma política de cariz marcadamente centralizadora. É nesta conjuntura que são feitos levantamentos do património das Ordens Militares e organizados os Tombos das Comendas.

Em finais de 1509, a Comenda de Castro Marim recebe a Visitação da Ordem de Cristo, que regista os bens, propriedades e direitos da Ordem na dita comenda.

Finda a exposição, viagem a Vila Real de Santo António, única e exclusivamente para contemplar a escultura de José Cutileiro, Vila Real de Santo António deve o seu casco histórico à decisão do Marquês, aqui temos a disposição ortogonal que encontramos em Lisboa e, modestissimamente, em Porto Covo.

Aqui se finda uma visita ao Sotavento Algarvio, a pretexto de visitar amigos queridos chegou-se a Castro Marim e viu-se uma exposição sóbria, mas muito elucidativa. Até à próxima viagem.

O Marquês de Pombal, escultura de José Cutileiro, Vila Real de Santo António
Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (63): Da bela Tavira a uma exposição sobre a Ordem de Cristo em Castro Marim, com José Cutileiro em pano de fundo (1) | Por Mário Beja Santos [fotos]

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Economia Nacional

Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’

16:00 1 Fevereiro, 2026 00:00 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Tempestades, cheias e ventos extremos deixaram prejuízos por todo o país. Mas quando chega a hora de pedir ajuda, muitos descobrem que o seguro não cobre

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Halo lunar. Crédito: Foto DR
Ciência Tempo

Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências

15:10 1 Fevereiro, 2026 14:29 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No passado sábado, apareceu nos céus portugueses um fenómeno conhecido como halo lunar, com o IPMA a explicar como o mesmo se forma

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Carro a arder. Cédito: Freepik AI
Auto

Incêndios em automóveis: conheça as causas mais comuns e como as prevenir

10:00 1 Fevereiro, 2026 15:10 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Saiba quais são as causas mais frequentes de incêndios em automóveis e quais os cuidados que ajudam a prevenir este tipo de acidente

Algarve Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech Vida & Lazer

Samsung e LG avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa após utilizá-la e estes são os motivos

18:00 28 Janeiro, 2026 17:01 28 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta prática muito comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Economia, Nacional

Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’

16:00 1 Fevereiro, 2026 00:00 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Tempestades, cheias e ventos extremos deixaram prejuízos por todo o país. Mas quando chega a hora de pedir ajuda, muitos descobrem que o seguro não cobre

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Halo lunar. Crédito: Foto DR
Ciência, Tempo

Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências

15:10 1 Fevereiro, 2026 14:29 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No passado sábado, apareceu nos céus portugueses um fenómeno conhecido como halo lunar, com o IPMA a explicar como o mesmo se forma

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Carro a arder. Cédito: Freepik AI
Auto

Incêndios em automóveis: conheça as causas mais comuns e como as prevenir

10:00 1 Fevereiro, 2026 15:10 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Saiba quais são as causas mais frequentes de incêndios em automóveis e quais os cuidados que ajudam a prevenir este tipo de acidente

Algarve, Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Tech, Vida & Lazer

Samsung e LG avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa após utilizá-la e estes são os motivos

18:00 28 Janeiro, 2026 17:01 28 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta prática muito comum com a máquina de lavar roupa pode provocar danos permanentes no eletrodoméstico se for feita de forma exagerada

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Últimas Notícias

  • Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’
    Tempestades, cheias e vento forte: este detalhe no seguro decide se recebe indemnização ou se fica sem nada no ‘bolso’
  • Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências
    Viu isto no céu a 31 de janeiro? IPMA esclarece como se forma um halo lunar e quais as suas possíveis consequências
  • Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República
    Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República
  • Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas
    Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas
  • Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933
    Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933
  • Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria
    Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal