Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve, Opinião

A Europa no mundo: De Díli a Lisboa – (boa) odisseia em tempos de pandemia

Artigo de opinião de Pedro Tavares, poeta e professor na EB 2,3 Castro Marim: “De Doha, capital do Catar, a Barcelona foram mais sete horas de voo! Continuava a Odisseia. Porém, convém salientar o excelente serviço que a Qatar Airways fornece aos seus clientes. Tire-se o chapéu!”

16:14 14 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Pedro Tavares, poeta e professor na EB23 Castro Marim

O café Timor estava tomado.

O quindim, delicioso doce feito à base de gema de ovo e de coco, estava saboreado.

Lá fora, a carrinha que nos iria transportar ao aeroporto de Díli esperava por nós. O voo estava marcado para as 13.55, mas todos nos aconselharam a irmos mais cedo. Com esta coisa da pandemia e dos pouquíssimos voos que chegam e partem de Díli, era preciso ter cautela. Assim, por volta das 10 da manhã de 7 de março de 2021, partimos em direção ao Aeroporto Internacional Nicolau Lobato.

A verdade é que tudo correu bem, mesmo muito bem. O voo da Air Timor levou-nos tranquilamente até Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Chegados à Malásia, a grande odisseia ia ganhar novo corpo. No balcão da Qatar Air Airways, para além dos procedimentos normais, preenchemos duas plataformas digitais que, apesar de necessárias, evidentemente, foram uma tarefa árdua e, não fosse a ajuda dos super simpáticos malaios, eu teria passado o resto da escala por ali mesmo! Uma das plataformas permitia a entrada em Espanha, a outra, da DGS, em Portugal. Por sorte, a Qatar Airways levou-nos da Malásia ao Catar e do Catar a Barcelona e, em parceria com a TAP, de Barcelona a Lisboa. Assim, ficámos com os bilhetes para todas as ligações, o que foi menos mau!

O belíssimo Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur tinha um aspeto triste. A maioria das lojas estava fechada, os pequenos grupos de pessoas mal preenchiam a tranquilidade do espaço vazio e até as plantas dormiam surpreendidas por tamanho silêncio.

Sete horas de voo depois, eis-nos no Catar. O aeroporto de Doha apresentava outra vida. Lojas abertas, pessoas e voos, exposições, conversas e sorrisos. Com todas as regras de prevenção tomadas, sentia-se vida! A verdade, diga-se, é que a Malásia também vive, infelizmente, devido à variante Delta da Covid-19, constrangimentos adicionais.

De Doha, capital do Catar, a Barcelona foram mais sete horas de voo! Continuava a Odisseia. Porém, convém salientar o excelente serviço que a Qatar Airways fornece aos seus clientes. Tire-se o chapéu!

Em Barcelona, finalmente, sentimos o solo europeu… o aroma ibérico… A(s) língua(s) que já se entendem e a comida familiar.

E, a bordo da TAP, sempre, ao longo de várias décadas, com serviço de eleição, em menos de duas horas, voámos até Lisboa. Portugal!

Dois dias e cerca de 15.000 km depois a odisseia terminava…

Bem, não foi precisamente assim… A mala do porão tinha ficado na Malásia. Nos serviços de reclamação de bagagem, uma funcionária muito prestável registou a perda e, entrando no sistema, disse-me que a mala ficara em Kuala Lumpur. Mais, referiu que a própria mala iria realizar uma outra odisseia… Malásia, depois Catar, Frankfurt… Lisboa, Faro, Vila Real de Santo António! E assim foi.

As odisseias são assim. Mas nada temam: as odisseias são parte integrante do mundo!

Centro Europe Direct Algarve

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.

Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.

A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!

Facebook

Twitter

Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Algarve Economia Tech

IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro

10:50 3 Julho, 2026 11:15 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nelson Jerónimo e Miguel Pires vão partilhar exemplos práticos de utilização da Inteligência Artificial no trabalho diário

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Animais Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Algarve, Economia, Tech

IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro

10:50 3 Julho, 2026 11:15 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nelson Jerónimo e Miguel Pires vão partilhar exemplos práticos de utilização da Inteligência Artificial no trabalho diário

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Animais, Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Últimas Notícias

  • Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura
    Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura
  • IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro
    IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro
  • Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
    Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
  • Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
    Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
  • Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
    Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal