Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Veterano do mar, obsessivo, sedutor e sem tolerância para malandros, assim se descreve Gouveia e Melo

Assume um lado competitivo que não gosta de perder. “Nos exercícios da NATO ataco os ingleses, pois não gosto de snobes. Aos franceses também não perdoo, porque são chauvinistas, e os alemães também não deixo escapar porque tenho família judaica”

11:49 26 Junho, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O vice-almirante abre o livro da sua vida, comandada por um cérebro que não o deixa sossegar enquanto não se supera

Numa entrevista confessional ao “Nascer do Sol”, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo revelou-se um homem dividido entre África (viveu “até à adolescência”) e Portugal, um miúdo “que ia para o mato” africano onde as “iniciações sexuais davam-se mais cedo” e que quando cá chegou, a Viseu, deixou “de namorar” por achar “os bilhetinhos” que a “namoradinha” lhe “atirava para o chão” eram “ridículos”. E admite: “Tinha algum sucesso com as raparigas. Os meus colegas pediam-me conselhos nessa matéria”.

Gouveia e Melo também define o perfil do português no qual não se revê: o que tem medo e o que sente inveja. “Na Marinha sempre quis fazer as coisas mais esquisitas, mais difíceis, porque achava que eram as mais interessantes, mas sentia receio nos meus colegas. A maior parte das pessoas que viveram comigo parte do meu percurso nunca conseguiram entender o que me motivava. Há quem diga que fiz 31 dias num submarino porque era ambicioso. Ninguém quer sofrer 31 dias por ser ambicioso”.

Disciplinado “desde pequeno”, um estudante “preocupado, muito focado”, o coordenador da task force da vacinação assume no entanto que era “um jovem como muitos outros” que se “divertia como os outros rapazes” – mas com moderação. “Como não bebia, era o ‘carro vassoura’ que tinha de os levar para casa. Apenas para fazer um brinde. Não gosto. Beber e sentir que podia perder o controlo fazia-me muita aflição. Uma vez bebi uma cerveja: aquilo era amargo. Foi a última”.

Por outro lado, o vice-almirante assume um lado competitivo que não gosta de perder. “Nos exercícios da NATO sou o mais sanguinário possível. Se entra um inglês no exercício, é o primeiro que ataco porque lhes quero tirar o snobismo. Não gosto de snobes. Aos franceses também não perdoo, porque são chauvinistas, e os alemães também não deixo escapar porque tenho família judaica.”

A VACINAÇÃO

No papel de coordenador da task force, o vice-almirante fala de Francisco Ramos, a quem sucedeu quando este se viu embrulhado numa polémica com contornos políticos. “Um político não é um logístico e não está habituado a enfrentar.” Sobre o processo de vacinação – e a prevalência da variante delta -, Gouveia e Melo garante “a maior incidência é nos concelhos mais populosos porque não há vacinas para avançar ao ritmo que desejávamos”.

Se esta nova variante obriga a vacinar uma percentagem maior para atingir a imunidade de grupo é algo que o militar não confirma. “Ninguém tem prova disso. A variante propaga-se mais mas é igualmente contida pela vacinação. O que acontece é que há pessoas que estão apanhar porque só têm uma dose e uma dose protege pouco, sobretudo com a dose da AstraZeneca, e é isso que eu estou a acelerar agora. Protege muito, deixa é escapar alguns. Se tiverem as duas doses não deixa escapar nenhum.”

Um dia que termine este processo, Gouveia e Melo confessa que poderá “ir para África fazer alguma coisa”. Para um retiro? “Para fazer um retiro espiritual, tinha de ter duas coisas: uma corda e uma árvore para me enforcar”.


Gouveia e Melo: retrato de um “gajo duro” que passou mais de 800 dias fechado em submarinos


No passado sábado, o Expresso revelou quem “é o timoneiro do maior processo de vacinação alguma vez realizado em Portugal”. É é a história do comandante que preferia morrer no submarino que se afundava a ter de o abandonar. O vice-almirante que vacina o país nasceu em Moçambique e fugiu com os pais para São Paulo a 25 de novembro de 1975.

Margem de erro: zero. Nível de stresse: máximo. Era preciso decidir rapidamente, com sangue-frio e de uma só vez. Tinha apenas 20 minutos para salvar o submarino e os homens, enquanto a água inundava o compartimento a um ritmo infernal. Assim que as máquinas fossem alagadas, o “Delfim” morria, tornava-se pesado e desaparecia para sempre no fundo do Mediterrâneo. Mandou os 53 homens da guarnição prepararem os procedimentos para abandonarem o navio e pediu para ficar sozinho na ré, a analisar o desastre. “Preparem-se e avisem Lisboa que estamos com um problema grave!” Fez uma marca para ver quanto tempo demorava a água a subir e calculou: eram só aqueles 20 minutos… Um engenheiro tinha mergulhado até à zona da fissura e concluído que as bombas já não tiravam água suficiente: “Não estamos a conseguir!” Com a tripulação instável, Henrique Gouveia e Melo, o comandante, tomou uma decisão interior que o acalmou. “Aconteça o que acontecer, não abandono o navio. Prefiro morrer aqui do que ter de viver para justificar a perda do submarino.” Ainda lhe atravessou o espírito a história de um comandante da Marinha portuguesa, que certa vez abandonou o posto e foi forçado a voltar para bordo porque o navio acabou por não afundar. Ele não passaria por vergonhas dessas.

É um racionalista, um matemático que desde miúdo se diverte a estudar física. Talvez isso o tenha salvo. Quase por instinto, lembrou-se de uma manobra tão rara e hipotética que nunca a treinava: fechar o submarino — que na realidade é um tubo estanque dividido em cinco compartimentos — e aspirar o ar de fora para o interior, de modo a tornar o navio numa gigante câmara hiperbárica: com maior pressão do ar, a água deveria começar a ser empurrada para sair, em vez de entrar. Funcionou. Salvou-se a guarnição e salvou-se o navio. “Foi talvez a situação mais complicada que vivi”, recorda hoje, aos 60 anos, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task force da vacinação, e o oficial da Marinha com mais horas de navegação e de imersão submarina: 31 mil horas de navegação e mais de 20 mil debaixo do mar (o que dá 2,3 anos fechado dentro de uma cápsula). É um operacional. Um duro.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Europa Nacional Saúde

Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas

08:30 30 Julho, 2026 08:31 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação publicada no European Journal of Nutrition reconhece a eficácia, o baixo custo e a possibilidade de replicação do método

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Real Marina leva sabores da Ria Formosa ao Festival do Marisco de Olhão

07:00 30 Julho, 2026 07:01 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs do Real Hotels Group criaram uma proposta com peixe, marisco, petiscos algarvios e um prato diferente em cada dia do festival

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve Política

PS Faro rejeita acusações sobre contrato de promoção do concelho

07:18 30 Julho, 2026 08:03 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas defendem que o contrato com a plataforma NiT visa promover Faro, o comércio, a restauração, a cultura e os eventos locais

Animais Nacional

GNR alerta para aumento do abandono de animais durante as férias

08:15 30 Julho, 2026 08:08 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cães e gatos são os animais mais afetados pelo abandono, fenómeno que regista um pico expressivo durante o período das férias de verão.

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Algarve Cultura

Fadista Cuca Roseta leva “Tradição” ao Festival da Sardinha de Portimão

07:45 30 Julho, 2026 07:54 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artista atua a 7 de agosto, às 22:00, no Festival da Sardinha, onde apresentará “Tradição” e revisitará grandes êxitos da carreira

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Ensino, Europa, Nacional, Saúde

Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas

08:30 30 Julho, 2026 08:31 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação publicada no European Journal of Nutrition reconhece a eficácia, o baixo custo e a possibilidade de replicação do método

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Real Marina leva sabores da Ria Formosa ao Festival do Marisco de Olhão

07:00 30 Julho, 2026 07:01 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs do Real Hotels Group criaram uma proposta com peixe, marisco, petiscos algarvios e um prato diferente em cada dia do festival

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve, Política

PS Faro rejeita acusações sobre contrato de promoção do concelho

07:18 30 Julho, 2026 08:03 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas defendem que o contrato com a plataforma NiT visa promover Faro, o comércio, a restauração, a cultura e os eventos locais

Animais, Nacional

GNR alerta para aumento do abandono de animais durante as férias

08:15 30 Julho, 2026 08:08 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cães e gatos são os animais mais afetados pelo abandono, fenómeno que regista um pico expressivo durante o período das férias de verão.

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Algarve, Cultura

Fadista Cuca Roseta leva “Tradição” ao Festival da Sardinha de Portimão

07:45 30 Julho, 2026 07:54 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artista atua a 7 de agosto, às 22:00, no Festival da Sardinha, onde apresentará “Tradição” e revisitará grandes êxitos da carreira

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Últimas Notícias

  • As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto
    As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto
  • ‘Smartphones’ proibidos nas escolas até ao 9.º ano a partir de janeiro
    ‘Smartphones’ proibidos nas escolas até ao 9.º ano a partir de janeiro
  • Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas
    Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas
  • GNR alerta para aumento do abandono de animais durante as férias
    GNR alerta para aumento do abandono de animais durante as férias
  • Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França
    Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento