A semana ainda vai a meio e nos dias que já passaram, a chuva esteve presente em praticamente todo o território nacional. Nas casas dos portugueses, a roupa para lavar fica acumulada e muitos são os que procuram uma pequena pausa na chuva para a estender ao ar livre, garantindo que nenhuma peça fica húmida e a cheirar a mofo. Assim sendo, com base nas previsões de tempo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), descubra quais são os melhores dias da semana para estender a roupa em Faro, Lisboa e no Porto.
Se estiver pelo Algarve, saiba que esta quinta, sexta e sábado, dias 23, 24 e 25 de outubro, respetivamente, tem caminho livre para estender a sua roupa. Pode contar com dias de sol e temperaturas máximas a superar os 25 graus. No entanto, o IPMA prevê a chegada da chuva à região sul do país já no próximo domingo, dia 26.
Chuva chega a Lisboa em breve
Por outro lado, se vive no distrito de Lisboa, não terá tantas oportunidades de estender a sua roupa ao ar livre quanto as pessoas que se encontram no Algarve. É que na capital portuguesa há previsão de chuva a partir de sexta-feira, dia 24 de outubro. Quer isto dizer que terá de aproveitar esta quarta e quinta feira, dias 22 e 23, para secar a sua roupa.
Quanto ao distrito do Porto, prepare-se para esperar alguns dias até conseguir estender a roupa. É que o sol só chega ao norte do país no próximo domingo, dia 26 de outubro. Até lá prevê-se chuva, sendo que o distrito encontra-se sob aviso amarelo esta quarta e quinta-feira.
Soluções para secar a roupa se não conseguir esperar pelo sol
Se precisar mesmo de secar a roupa e não o conseguir fazer ao ar livre por causa da chuva, pode sempre recorrer ao ferro e a toalhas de cozinha. O método partilhado no site da revista Women’s Health consiste em colocar a peça de roupa húmida entre dois panos secos e passá-la a ferro de ponta a ponta. Os panos protegem o tecido do calor direto e absorvem a humidade em excesso, deixando a peça quase seca e pronta a usar.
Para situações pontuais, explica a publicação, também é possível usar o secador de cabelo, com o ar na velocidade máxima e calor reduzido. Embora seja uma solução de recurso, o fluxo de ar ajuda a eliminar rapidamente a humidade de pequenas peças de roupa.
Equilíbrio entre praticidade e segurança
Refere a mesma fonte que, apesar destas técnicas ajudarem em períodos de chuva intensa, é fundamental garantir ventilação adequada em casa. Deixar portas abertas entre divisões ou ligar o exaustor pode ser suficiente para evitar condensação e cheiros desagradáveis.
O site sublinha ainda que a prevenção é o melhor aliado: sempre que o tempo permitir, deve privilegiar-se a secagem ao ar livre, de modo a reduzir riscos de humidade e garantir que as roupas ficam completamente secas.
Leia também: “Selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas
















