Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Sindicato dos inspetores do SEF diz que ciclo de greves é “última opção” e responsabiliza MAI

Sindicato diz que os inspetores do SEF estão em luta pelo trabalho e “não por vantagens, aumentos ou regalias”, frisando que a greve é “o último recurso” perante a postura do Governo que se “recusa em esclarecer os inspetores”

18:07 25 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteira do SEF esclareceu esta terça-feira que o ciclo de greves no verão “é a última opção” e que qualquer prejuízo deve ser “exclusivamente assacado” ao ministro da Administração Interna.

“O recurso à greve, bem o sabemos, não pode ser gratuito ou leviano. É, pois, com enorme sentido da responsabilidade que o exercício de tal direito acarreta que queremos esclarecer que a greve convocada é a nossa última opção, e que os profissionais do SEF não podem ser responsabilizados pelos prejuízos que tal ação possa causar. Tal responsabilidade deve ser exclusivamente assacada ao MAI e ao Governo que o sustenta”, escreve o sindicato numa carta aberta para explicar os motivos do ciclo de greves.

Depois do Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteira (SIIFF) ter convocado um ciclo de greves para o período do verão, com início em junho, a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Região de Turismo do Algarve pediram ao Governo para que decrete requisição civil para contrariar esta paralisação.

“Os senhores autarcas que, com razão discutível, ponderam pedir ao Governo uma requisição civil se os profissionais do SEF não estiverem disponíveis para abdicar dos seus direitos e sacrificarem as suas famílias, melhor andariam se entendessem que a requisição civil devia ser dirigida ao senhor primeiro-ministro no sentido de, com caráter de urgência, dotar o país de um ministro da Administração Interna que o seja de facto, e que ouse usar a razão”, refere o sindicato.

Em causa está a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciada pelo Governo, mas que, segundo o SIIFF, ainda não chegou qualquer proposta ao sindicato passados cinco meses.

Para o sindicato, o Governo está a remeter os profissionais do SEF a “um estatuto de meros observadores” e “vítimas de uma clara desinformação” acerca deste serviço.

“A recusa do diálogo e a opacidade que reveste este processo tem sido a estratégia escolhida pelo Governo, o que muito diz sobre a sua motivação, preferindo ocultar, desinformar e faltar à verdade a negociar um modelo com quem cumpre diariamente a sua missão, recusando-se a submetê-lo inclusive ao crivo da Assembleia da Republica”, sublinha.

O SIIFF sustenta que os inspetores do SEF “recusam caminhar de forma ordeira para a sua vala comum”, considerando que a motivação que preside à decisão “de extinguir o SEF não se relaciona com qualquer falha dos seus profissionais”.

O sindicato diz ainda que os inspetores do SEF estão em luta pelo trabalho e “não por vantagens, aumentos ou regalias”, frisando que a greve é “o último recurso” perante a postura do Governo que se “recusa em esclarecer os inspetores”.

A resolução do Conselho de Ministros, que define as orientações políticas para a criação do Serviço de Estrangeiros e Asilo, que vai suceder ao SEF, estabelece “as traves-mestras de uma separação orgânica muito clara entre as funções policiais e as funções administrativas de autorização e documentação de imigrantes”.

A resolução determina quais as atribuições de natureza policial do SEF que vão transitar para a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Polícia Judiciária, bem como as competências que vão passar para o Instituto dos Registos e Notariado, ficando o Serviço de Estrangeiros e Asilo com “atribuições de natureza técnico-administrativa”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Pesca do polvo.
Algarve Economia

Governo suspende proibição da pesca do polvo no Algarve: portaria entra em vigor esta sexta-feira

13:33 18 Junho, 2026 13:33 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pesca do polvo no Algarve vai continuar sem interrupções em 2026 depois de o Governo suspender o período de defeso

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Cultura

Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão

11:07 18 Junho, 2026 11:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa arranca às 18:00 com DJ Sotto e prossegue à noite com Algroove, DJ Kikocoxx e After Hours com DJ Tuxx

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Pesca do polvo.
Algarve, Economia

Governo suspende proibição da pesca do polvo no Algarve: portaria entra em vigor esta sexta-feira

13:33 18 Junho, 2026 13:33 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pesca do polvo no Algarve vai continuar sem interrupções em 2026 depois de o Governo suspender o período de defeso

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Cultura

Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão

11:07 18 Junho, 2026 11:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa arranca às 18:00 com DJ Sotto e prossegue à noite com Algroove, DJ Kikocoxx e After Hours com DJ Tuxx

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Últimas Notícias

  • Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo
    Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo
  • Governo suspende proibição da pesca do polvo no Algarve: portaria entra em vigor esta sexta-feira
    Governo suspende proibição da pesca do polvo no Algarve: portaria entra em vigor esta sexta-feira
  • Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
    Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
  • Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
    Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
  • GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
    GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal